A PRODUÇÃO MAIS LIMPA COMO FERRAMENTA PARA UM DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

ANDRE LUIZ EMMEL SILVA, LEONARDO MORAES AGUIAR LIMA DOS SANTOS, LUCAS MACHADO GOMES, LUCAS VINICIUS REIS, MATHEUS ANDRE MALLMANN

Resumo


Introdução: No âmbito nacional, as empresas de pequeno porte vêm conquistando um papel significativo nos cenários econômico e social. Ainda assim, as pequenas empresas convivem diariamente com grandes dificuldades para se manterem no mercado. As empresas que têm um bom controle de seus recursos e conseguem reduzir o retrabalho a níveis baixos tem maior chance de prosperar. Evitar multas por danos ambientais também é crucial, pois nos últimos anos a legislação tornou-se mais rigorosa e com pesadas multas para empresas que não cumprem a lei, algumas destas multas podem inclusive ser motivo de falência para uma empresa que não possua um bom capital. Uma ferramenta que pode auxiliar as pequenas empresas que buscam competitividade através da sustentabilidade é a Produção mais Limpa (P+L). Objetivo: Proporcionar um melhor entendimento do funcionamento da P+L, de tal forma, que possa ser utilizada como ferramenta para proporcionar diferencial competitivo em empresas de pequeno porte. Além de um esclarecimento das principais barreiras, das melhores práticas e os pré-requisitos para implantação sem comprometer a estrutura financeira da empresa. Metodologia: O presente trabalho pode ser caracterizado como um estudo teórico conceitual, pois se trata de uma análise bibliográfica, a qual visa explicar os conceitos da P+L através de referências teóricas publicadas em documentos (periódicos e livros), buscando avaliar ou compreender as contribuições científicas sobre determinada temática. Os passos para a análise bibliográfica foram divididos essencialmente em: pesquisa, organização e análise da literatura. Resultados: Através desta revisão bibliográfica, a aplicação da metodologia P+L demonstrou-se inovadora e eficaz para empresas de pequeno porte, que muitas vezes enfrentam dificuldades financeiras para se manter no mercado, não podendo dispor de grandes investimentos em ações que não estão diretamente ligadas a atividade produtiva da empresa. A resistência a implantação desta ferramenta decorre justamente pela falta de recursos financeiros por parte destas empresas, da falta de conhecimento dos seus dirigentes e sobre as corretas formas de implantação, avaliação e manutenção de resultados. Visualizou-se que a P+L é uma prática ambiental que pode ser implementada em todos os tipos de empresas, tornando-se um diferencial competitivo para empresas de pequeno porte. Conclusão: A P+L é uma ferramenta capaz de gerar um diferencial competitivo para as empresas de pequeno porte da atualidade, pois as ações e estratégias que visam o aumento da sustentabilidade das organizações têm se tornado cada vez mais um item avaliado pelos consumidores e uma exigência dos órgãos que regulamentam a legislação ambiental. Esta metodologia utiliza um conceito moderno para estruturar ações que atacam diretamente as causas dos desperdícios, evitando a poluição na fonte onde é gerada. No entanto, sua implantação tem encontrado muitas barreiras, tanto externas, que são alheias as empresas, como também internas.


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