EXPERIÊNCIAS DURANTE AS ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO NAS AULAS DE FÍSICA ATRAVÉS DO PIBID 226 UNISC GRUPO DE FÍSICA
Resumo
Introdução: A intervenção como prática na educação pode ser entendida como uma interferência de outro profissional durante o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Quando se fala em intervenção em uma disciplina específica, outra pessoa atua durante as aulas curriculares. O objetivo básico deste tipo de prática é envolver um maior número de pessoas neste momento, fortalecendo assim o ensino como um todo. Quando a intervenção se dá através da ação de um graduando de determinada área, a contribuição se dá em duas mãos. Ela ocorre em relação aos alunos e professor titular da disciplina, bem como com a formação do acadêmico que realiza a intervenção. Este trabalho aborda as atividades realizadas e as observações percebidas durante as intervenções ocorridas no primeiro semestre de 2014, em escolas públicas do Município de Santa Cruz do Sul, atendidas pelo grupo de Física do PIBID-Unisc. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi intervir na prática docente durante as aulas destinadas ao ensino de Física, visando possibilitar ao acadêmico uma visão do que é a docência nos tempos atuais, bem como contribuir para o processo ensino-aprendizagem das turmas atendidas. Metodologia: Durante as atividades realizadas pelo subprojeto, os bolsistas buscaram acompanhar o professor titular, observando sua docência e metodologia, nas quais foram realizadas as intervenções envolvendo alunos do Ensino Fundamental e Médio. Nas intervenções, os acadêmicos acompanharam as atividades desenvolvidas pelo professor e analisaram o comportamento, a receptividades dos alunos, assim como o desenvolvimento da aprendizagem em aula. Além disso, teve-se a oportunidade de planejar a aula junto ao professor titular, visando o enriquecimento metodológico e conceitual muitas vezes obsoleto e, a partir deste momento, o bolsista começou a interagir com as turmas, desenvolvendo sua prática e requerendo dos alunos uma visão mais dinâmica, lógica e aplicada dos conteúdos estudados em sala de aula. Resultados: Durante o acompanhamento das aulas do professor observou-se, que os alunos foram levados ao método 223tradicional224 de aprendizagem, por repetição. E quando o bolsista propôs novas atividades, práticas, entendimento e resoluções problemas envolvendo fenômenos cotidianos, os alunos sentiram-se motivados a participar, questionando e participando do aprender. Através da aplicação de experiências como novidade de conteúdo didático, os bolsistas observaram que foi mais fácil para os alunos relacionarem a teoria com a prática. Também se observou que as aulas são bastante teóricas, e também são feitas listas de exercícios para fixação do conteúdo, sendo que, em alguns momentos, as avaliações realizadas foram objetivas, e algumas vezes o professor titular realiza atividades práticas envolvendo o conteúdo estudado. Algumas atividades realizadas pelos bolsistas envolveram correção de lista de exercícios, mas o que teve melhor desempenho foi realizar abordagem prática sobre os conteúdos estudados. Conclusão: Alguns resultados já foram obtidos durante esse período, foi observado que alguns alunos têm dificuldades em relacionar a física com o seu dia a dia, o que leva os alunos a não entenderem os conceitos e, por esta razão não gostarem muito da disciplina. Após a aplicação de algumas práticas ou atividades mais interativas, observou-se o despertar do interesse nas aulas.
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