UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS EMBARCADOS PARA AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO NO TRÂNSITO

MARCIO ALEXANDRE PACHECO, GUSTAVO MIGUEL SCHAEFER

Resumo


No Brasil, em 2010, foram estimadas 43.869 mortes no trânsito, de outra forma analisadas, a cada 100 mil habitantes brasileiros, 22,5 morreram no trânsito no ano de 2010. Devido a este grande número de acidentes fatais registrados em pesquisa feita pela WHO (World Health Organization), foi definido como foco desde projeto criar uma ferramenta que ajude a melhorar a prevenção dos índices de mortalidade no trânsito, mais especificamente por atropelamentos. Trabalhando a ideia com foco no trânsito propõe-se um sistema embarcado de tempo real com a utilização de uma câmera para a detecção de imagem e sensor LDR (Light Dependent Resistor) para informar a condição de luminosidade no ambiente. O objetivo do protótipo é analisar por meio de tratamento da imagem utilizando ferramenta específica para o reconhecimento de padrões que representem a FTP (Faixa de Travessia de Pedestres) na via em que o condutor está dirigindo e retornar sinais sonoros ou visuais para alertar o mesmo sobre a existência da FTP para auxiliar na sua tomada de decisão. Como objetivo secundário, o protótipo poderá também executar o reconhecimento de padrões na imagem que representem as faixas laterais da pista. Com o reconhecimento destas faixas é possível auxiliar o condutor a manter a direção correta prevenindo ainda mais riscos de acidentes. Os passos para o desenvolvimento do trabalho estão divididos em: levantamento bibliográfico sobre os assuntos a serem trabalhados no projeto; leitura de trabalhos relacionados; instalação do sistema operacional no Raspberry Pi; desinstalação de pacotes desnecessários no sistema operacional para aumentar o espaço de armazenamento; ligação dos sensores de imagem e LDR no sistema embarcado; coleta de fotos e dados para o inicio do desenvolvimento do programa, sendo estas fotos de FTPs em várias condições luminosas e de conservação, juntamente com dados fornecidos pelo sensor LDR acoplado ao sistema embarcado; desenvolvimento do programa utilizando linguagem C++, primeiramente, em um computador de propósito geral e, posteriormente, transferindo-se para o sistema embarcado; e, por fim, testes em ambiente real com o veículo parado em várias distâncias da FTP e com o veículo em movimento. Os resultados finais ainda não foram obtidos, pois o projeto ainda está em andamento. O projeto se encontra entre a coleta de fotos e dados e o desenvolvimento do programa em C++. Conclusões parciais sobre o trabalho podem ser descritas com a falta de sinalização de trânsito adequada na cidade de Santa Cruz do Sul, dificultando a coleta de material adequado e de qualidade para o desenvolvimento do trabalho.


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