APLICAÇÃO DO QFD PARA MELHORIA DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA PEQUENA EMPRESA DE USINAGEM

ANDRE LUIZ EMMEL SILVA, DEISE OVERBECK

Resumo


O presente estudo foi desenvolvido na área de engenharia da qualidade, com foco em gestão de sistemas da qualidade, em uma empresa de usinagem do município de Santa Cruz do Sul. O estudo é limitado na aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) na prestação de serviços realizados pela empresa. Através da ferramenta QFD, pôde ser desenvolvido um conceito importante de qualidade em serviços dentro da empresa. A qualidade cada vez mais é vista como um conceito prioritário para o sucesso e conquista de mercado pelas empresas, devendo ser trabalhada com muita responsabilidade e nunca esquecida por quem gerencia uma empresa. O QFD foi sendo aprimorado através de uma conquista visível no desenvolvimento econômico industrial. Com isto, a evolução natural da qualidade foi fortalecendo-se em ferramentas que consolidassem os fatores característicos de cada produto ou serviço avaliado, podendo trazer fatores capazes de acrescentar valores de competitividade para a empresa e garantir a continuidade dos negócios da organização. Estes elementos são primordiais, que devem ser conquistados, principalmente, pelo foco no cliente e pela qualidade do atendimento. Como foco principal do QFD, tem-se a análise da "voz do cliente", traduzidos em requisitos importantes para serem adicionados em mais qualidade para os serviços, diferenciando a empresa de seus concorrentes, fortalecendo a saúde financeira e aproximando cada vez mais os vínculos com os seus clientes. Desenvolver um método para a melhoria da qualidade nos serviços prestados por uma empresa de usinagem, seguindo como referencial as diretrizes do Desdobramento da Função Qualidade (QFD). A pesquisa foi realizada pelo método exploratório, seguindo conceitos do QFD com pesquisas bibliográficas em livro, artigos, revistas. Após, foi aplicado um questionário qualitativo/comparativo semiestruturado, que foi respondido pelos clientes da empresa. Este questionário, teve como foco a avaliação dos serviços prestados pela empresa, incluindo desde a matéria-prima, produto final, até o atendimento com desempenho comparado aos concorrentes da região. Diante disto, foi possível observar através do questionário aplicado, que a empresa está se desenvolvendo com o foco estratégico voltado ao cliente e, portanto, sendo reconhecida no mercado pela sua qualidade, sendo vista pelo seus clientes como uma empresa de referência na região. Através da aplicação da ferramenta QFD, e os questionários aplicados, pôde ser visto um resultado muito positivo para a empresa, ficando evidente a importância de a organização ter a satisfação e o foco voltado no cliente. Obter feedbacks torna-se uma vantagem para a empresa, pois se adquirem dados reais e consistentes para futuras estratégias de mercado da empresa.


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