ENSINO FOCADO EM OLIMPÍADAS MATEMÁTICAS

CAROLINA SCHWINGEL, DIÉSICA DAIANE DA SILVA, JOÃO PEDRO ECCHI, MARIA MADALENA DULLIUS, MARLI TERESINHA QUARTIERI, MÁRCIA J. H. EHFELDT, CLAUS HAETINGER, CLAUS HAETINGER

Resumo


A Olimpíada Matemática da Univates (OMU), que está em sua 17ª edição, é um evento no qual podem participar estudantes desde o 5º ano do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio. A prova pode ser desenvolvida individualmente ou em duplas. A OMU está vinculada à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), desde o ano 2000. Em 2014, a Univates tornou-se um dos 12 polos do Brasil do Programa Olímpico de Treinamento Intensivo do CNPq (POTI). O POTI é um projeto governamental de ensino matemático em que a participação dos atletas é voluntária, destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Os participantes trabalham com conteúdos direcionados a olimpíadas, assim como técnicas de resolução de problemas. A OMU objetiva despertar o gosto pela Matemática, por meio da resolução de problemas e desafios.240 Já o POTI tem por objetivo melhorar o desempenho dos estudantes nas olimpíadas matemáticas, principalmente na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e na OBM. A organização da OMU inicia em janeiro com a busca de questões para que a comissão organizadora elabore os problemas para a prova que ocorre em agosto. A fase 1 da OBM é classificatória para a OMU. A partir do relatório de participação da OBM, definem-se as vagas para a OMU, e isto é comunicado às escolas. Após a correção das provas, o resultado é divulgado no site da Univates e os estudantes que obtiverem o 1º, 2º ou 3º lugares, bem como os melhores de cada escola são recompensados numa cerimônia de premiação. Durante o POTI, são estudados conteúdos de Álgebra, Combinatória, Geometria e Teoria dos Números. No portal do POTI é disponibilizada a teoria estudada, juntamente com exercícios e problemas. Também é liberado o acesso a videoaulas, para estudo complementar em casa. Os encontros presenciais ocorrem uma vez por semana com dois professores, os quais apresentam o conteúdo e ajudam na resolução e correção de exercícios. Os métodos usados em sala de aula mostram um modo lógico de resolver as questões, sem a memorização de fórmulas. Na OBM, participaram 8379 estudantes (divididos em 3 níveis: nível 1 com 3031 participantes, nível 2 com 2639 participantes e nível 3 com 2709 participantes) de 85 escolas em 32 municípios. Também foi realizada, juntamente com a TV Univates, uma edição do Programa Centros debatendo quanto às olimpíadas matemáticas, o ensino de Matemática, entre outros. Já no POTI, participam 20 estudantes. Entretanto, não é possível afirmar se já houve uma melhora de desempenho, pois somente foi concluído o primeiro semestre. Ao final da 17ª edição da OMU, espera-se que haja uma melhora de desempenho dos estudantes participantes em relação às edições anteriores e que mais estudantes participem da mesma. Também é esperado que os participantes tenham interesse em resolver a prova, pois ela é desenvolvida para mostrar que a matemática é algo interessante de ser estudado.240


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