CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS SÉRIAS

CRISTIANE DA CRUZ, DIEGO ILDONEI LIMBERGER, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


A informação está disponível, integralmente, na Internet. As redes sociais dão conta da comunicação de massa e das relações cotidianas da maioria dos cidadãos urbanizados. A partir de equipamentos mais tradicionais como o desktop e notebook, e até mesmo daqueles que representam uma nova tendência de mobilidade digital como tablets e smartphones, é possível estar conectado em tempo real à internet e, através de ferramentas de comunicação, entretenimento ou produtividade, aperfeiçoar as tarefas diárias. Os jovens encaram esta nova era tecnológica como algo extremamente natural. Buscam inteirar-se constantemente das novas tendências tecnológicas ao ponto de exposições indevidas. Contudo, existe uma parcela deste grupo que possui um acesso muito fragmentado a estas novas tecnologias. E quando o acesso acontece, não ocorre de forma otimizada ou produtiva. O projeto Unisc Inclusão Digital, em uma de suas vertentes de atuação, busca oportunizar para crianças e adolescentes um acesso qualificado às ferramentas de informação e comunicação. Neste processo de inclusão, o jovem aprende a utilizar as ferramentas sérias que compreendem editores de texto, planilhas eletrônicas, editores de apresentações, entre outras. Todo o processo busca a desmistificação sobre a ideia de que estes equipamentos são dedicados apenas ao entretenimento. No primeiro semestre do ano 2014, o programa atendeu jovens com faixa etária entre 11 e 16 anos, integrantes do Instituto Humanitas e Abrigo Municipal de Santa Cruz do Sul, entre crianças e adolescentes da comunidade. Para eles foram oportunizados conhecimentos básicos de funcionamento de um computador, além de técnicas de digitação e acesso à internet. Neste último, observou-se o quão influentes são as redes sociais, uma vez que, alguns jovens relataram utilizar a Internet basicamente para acessar a tais páginas. Diante disso, foram apresentadas ferramentas de comunicação diferenciadas como o e-mail, sendo que, no final de cada encontro, os alunos deveriam enviar suas tarefas através dessa ferramenta ao bolsista. Questões relacionadas ao trabalho em equipe e cooperação também foram abordadas. A inclusão digital apoia o importante processo de desenvolvimento pessoal e social. É de extrema importância para o jovem, que em breve enfrenta o mercado de trabalho, desenvolver conhecimentos sobre ferramentas computacionais que tenham como objetivo a produtividade de suas tarefas. O projeto Unisc Inclusão Digital dedica-se a esta promoção atendendo à Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, ligado ao Núcleo de Socialização de Ciência e Tecnologia 226 NSCT da UNISC.


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