OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES: UMA OPORTUNIDADE PARA GERAR NOVOS CONHECIMENTOS

CAROLINA SCHWINGEL, DIÉSICA DAIANE DA SILVA, JOÃO PEDRO ECCHI, MARIA MADALENA DULLIUS, MARLI TERESINHA QUARTIERI, MÁRCIA J. H. EHFELDT, CLAUS HAETINGER, CLAUS HAETINGER

Resumo


Com o propósito de estimular estudantes e professores a desenvolverem problemas desafiadores, realiza-se esse ano a 17ª Olimpíada Matemática da Univates (OMU) que conta com o apoio do CNPq. O objetivo geral da OMU é estimular estudantes e professores a resolverem problemas desafiadores. A OMU tem como pré-requisito que a escola esteja cadastrada na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O evento é voltado a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio. A realização da prova pode ser individualmente ou em duplas, com o auxílio da calculadora. Depois da aplicação das provas, ocorre a correção e a seleção das melhores resoluções para compor os Anais, sob forma de cd-rom, e que são distribuídos às escolas participantes. O intuito é de auxiliar os docentes a levarem questões diferentes para a sala de aula, além de mostrar as melhores estratégias utilizadas na resolução das questões da prova. Leva-se em conta, quando da correção e seleção para os anais, o desenvolvimento da resolução, sendo que as respostas mais interessantes elaboradas pelos estudantes, na visão da equipe organizadora, são publicadas. Além disso, constam nos anais uma apresentação inicial com os dados da olimpíada, tais como o número de participantes da primeira e da segunda fases, a classificação da OMU, a justificativa esclarecendo como a olimpíada foi criada, o regulamento e as provas com as resoluções identificadas com o nome e a escola dos estudantes. Acredita-se que os anais da OMU sejam uma forma de proporcionar um modo de levar questões desafiantes para a sala de aula, contribuindo para uma aprendizagem menos tradicional. Ademais, podem ser um instrumento auxiliar para os professores explorarem problemas realizados na Olimpíada, procurando valorizar as discussões em grupo e os métodos de resoluções para as questões. Destaca-se que as questões resolvidas com o auxílio de tabelas e diagramas têm apresentado maior número de acertos do que as demais. Entretanto, em muitos casos os estudantes tentam utilizar fórmulas para resolver as questões, quando poderiam resolver simplesmente por tentativa e erro ou por desenho.Por fim, realiza-se a cerimônia de premiação, na qual são premiamos os 1º, 2º e 3º lugares de cada série, bem como os estudantes com melhor desempenho de cada escola que, por sua vez, recebem uma menção honrosa. Nesse contexto, além da aplicação da prova da OMU também são elaborados os anais, em forma de CD-ROM. As diversas edições da OMU mostram que os estudantes estão preocupados cada vez mais em melhorar o seu desem


Apontamentos

  • Não há apontamentos.