17ª OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES E A PREPARAÇÃO DE QUESTÕES DESAFIANTES

CAROLINA SCHWINGEL, DIÉSICA DAIANE DA SILVA, JOÃO PEDRO ECCHI, MARIA MADALENA DULLIUS, MARLI TERESINHA QUARTIERI, MÁRCIA JUSSARA HEPP EHFELDT, CLAUS HAETINGER, CLAUS HAETINGER

Resumo


A Olimpíada Matemática da Univates (OMU) é um evento onde pode participar estudantes desde o 5º ano do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio, tendo como objetivo desenvolver o raciocínio lógico-matemático do estudante; despertar o interesse pela resolução de problemas ou desafios e o gosto pela Matemática; desenvolver o espírito competitivo sadio; despertar a criatividade na resolução de problemas. A OMU ocorre em duas fases: a primeira fase é a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), realizada nas escolas participantes; e, a segunda fase é a Olimpíada Matemática da Univates, geralmente nos meses de agosto ou setembro. Esta prova tem duração de três horas e é realizada no turno da tarde, os alunos tem a opção de realizá-la em dupla ou individualmente e podem usar a calculadora. Neste trabalho, o objetivo é explicitar as etapas que se sucederam durante o processo de composição das questões para a prova da 17ª Olimpíada Matemática da Univates (17ª OMU). No mês de março, iniciam a apuração de diversos problemas utilizando-se como fontes livros, revistas, internet, artigos, entre outros meios. Após este ciclo é realizado um procedimento de escolha, onde as questões são escolhidas, modificadas e categorizadas de acordo com o nível de escolaridade. Esta fase, normalmente tem a extensão de três a quatro meses e busca-se compor questões que desenvolvem o raciocínio lógico e que tenham um enfoque multidisciplinar. São realizadas inúmeras reexaminações das questões com a finalidade de diminuir a ocorrência de erro ou de problemas na descrição dos enunciados, além da avaliação ortográfica das questões. Após a realização das provas, essas são corrigidas por um professor e um bolsista. Enquanto ocorre a fase de correção, são selecionadas as melhores resoluções propostas pelos estudantes para a elaboração e publicação dos anais, em forma de CD-ROM. Enfim, são averiguadas as questões com maior e menor índice de acertos, objetivando orientar a elaboração das próximas provas. A todo ano percebe-se uma melhora no rendimento dos participantes, particularmente àqueles das escolas que participam da OMU todos os anos. Outro ponto a ser salientado é a realização da prova em duplas, onde se observa trocas de ideias e cooperação entre os estudantes. Em relação à resolução das questões, percebe-se que a cada edição da OMU, estão sendo mais criativas, detalhadas e organizadas. Entretanto, ainda existem estudantes que decidem por resolver as questões utilizando fórmulas vistas em sala de aula, onde poderiam resolvê-las por tentativa e erro, por desenhos, ou por diagramas. Cabe destacar que nesta 17ª edição da olimpíada contamos com dois mil trezentos e cinquenta e dois estudantes inscritos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.