FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NO SEMINÁRIO INTEGRADO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

EDUARDO KLEIN ZITZKE, JOSELAINE FRANTZ, MARCIA KNIPHOFF DA CRUZ, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Este resumo apresenta o trabalho desenvolvido por bolsistas do Subprojeto de Informática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID-Universidade de Santa Cruz do Sul -UNISC, junto à Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança. Inicialmente, o trabalho foi desenvolvido junto ao 1º Ano do Ensino Médio no ano de 2013, após ampliado para os 2º e 3º anos, durante 2014. No Ensino Médio Politécnico, conforme a Proposta Pedagógica Para O Ensino Médio Politécnico, do Rio Grande do Sul, ocorre uma integração entre as áreas do conhecimento na disciplina de Seminário Integrado, que objetiva o desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre temas relacionados ao futuro profissional dos estudantes. Para o Seminário Integrado, as atividades foram programadas em diferentes etapas. No 1º Ano do Ensino Médio foi proposto que optassem por um tema a ser pesquisado no Laboratório de Informática, sobre o qual iriam apresentar relatos ao final do ano letivo. No 2º Ano do Ensino Médio, a proposta foi de que elaborassem um artigo científico. Neste aspecto, as intervenções dos bolsistas do PIBID vêm sendo constantes, pois os estudantes demonstram muita dificuldade no domínio de normas para elaboração de artigo científico. 240Para a turma do 3º Ano foi sugerida a elaboração de uma apresentação através do software CmapTools, gerador de mapas conceituais, no qual abordarão o resultado da prática do trabalho que vêm sendo realizado, pois esta turma desenvolveu nos anos anteriores pesquisa teórica e em 2014 realizou experimentos com finalidade de coleta de dados. Já é possível observar os resultados de aprendizagem de cada aluno. Os estudantes demonstram interesse pelos diferentes softwares empregados. Apresentações prévias já vêm sendo realizadas pelos estudantes e durante estas apresentações são feitas indicações pelos bolsistas PIBID e pelos professores para que os critérios sejam seguidos. Conclui-se que este processo evidencia a prática de aulas bem planejadas e uma avaliação construtiva. Ainda, que o Seminário Integrado desenvolvido em Laboratório de Informática possibilita que o estudante tenha, já no Ensino Médio, uma abordagem preparatória para a continuidade dos estudos de nível superior e futura atuação no campo profissional, além de uma breve introdução à utilização séria da Informática. O PIBID é o programa que viabiliza esta proposta e qualifica o aprendizado dos bolsistas da Licenciatura em Computação, bem como do corpo docente e discente da escola.


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