DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE MONTAGEM DO BAJA

BRUNO DE OLIVEIRA LACERDA, DJENIFER CASSIO SALVI, LUIZ EDUARDO DE MOURA PARANHOS, MAIQUEL LUAN WEISE, FERNANDO SANSONE DE CARVALHO

Resumo


240A Equipe240 Baja de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC desenvolve um projeto de pesquisa e extensão onde seus alunos de engenharia projetam um carro do tipo off-road com a finalidade de por em prática seus aprendizados e criar um protótipo para participar de competições e posterior troca de experiências com outras universidades. Dentro da equipe existem subdivisões, estas vão desde mecânicos trainées, mecânico geral, almoxarife, projetistas, cada área de atuação tem seu gerentes e esses gerentes ficam responsáveis pela cobrança das atividades em atraso e pela distribuição de tarefas entre seus componentes.240 A montagem do carro fica destinada aos mecânicos, o gerente dessa área distribui as tarefas e dessa forma o trabalho é feito com mais agilidade. Esse processo começa com a soldagem da estrutura, que é a base de todo o projeto. Depois disso é laminado o assoalho do carro e 240são colocadas as paredes corta-fogo,240 todo o sistema eletroeletrônico, os pedais de freio e acelerador, o cabo do acelerador, o cilindro mestre do sistema de freio, os tubos hidráulicos de freio, as fixações do banco, trocador de marchas e o cabo do trocador, o cinto de segurança, o volante e no volante um cardã que possui cruzetas (escamotiável), essas cruzetas são posicionadas na caixa de direção. 240Os itens citados acima devem ser instalados por primeiro e de preferência nessa ordem, pois dessa forma o acesso a cada local não fica restrito ou difícil de se alcançar, porque nenhum dos sistemas irá atrapalhar na montagem do outro. A montagem dos sistemas elétrico e de freio deve ser feita com muita atenção, pois se o sistema elétrico não funcionar corretamente pode ocorrer de as chaves gerais não funcionarem adequadamente e o carro não desligar com muita facilidade, o painel do carro não transmitirá as informações necessárias para o piloto, já se o sistema de freio não for montado corretamente pode ocorrer a entrada de ar no sistema e isso acarreta na perda dos freios. As carenagens são as próximas a serem fixadas na estrutura, pois não se tem como colocá-las se, por exemplo, os braços de suspensão dianteira forem colocados, o acesso é dificultado para fixação das mesmas na estrutura. Após as carenagens são colocados os braços de suspensão, nos braços de suspensão colocam-se os terminais rotulares, colocados os terminais deve-se por o pino-rei, nele está fixo o eixo onde se encaixa o cubo de roda, dentro do cubo de roda está o rolamento que fica ajustado ao eixo. No pino-rei também é fixada a pinça de freio e um montante no qual é colocado o braço de direção, o disco de freio também é fixo no cubo de roda. Antes de se posicionarem as rodas no carro devem ser posicionados os amortecedores e dessa forma as rodas podem ser presas ao cubo de roda. Na traseira do carro é posicionado o motor, sobre o motor fica uma chapa com o tanque de combustível, atrás do motor é colocada a caixa de transmissão, no motor e na caixa são posicionadas polias e uma correia, este conjunto de polias e correia é chamada de CVT,que transmite a rotação do motor para a caixa de transmissão. Portanto, conclui-se que, tendo um processo de montagem bem elaborado , é possível evitar transtornos futuros com a montagem do protótipo garantindo eficiência na construção do mesmo.


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