PROJETO DO CHASSI DA EQUIPE BAJA DE GALPÃO - UNISC
Resumo
O Baja é uma competição de nível mundial entre estudantes de engenharia. A Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC é representada nessas competições pela Equipe Baja de Galpão 226 UNISC, na qual deve-se cumprir algumas normas, para o dimensionamento do veículo. O objetivo do chassi do veículo Baja, ao ser dimensionado, deve atender às diretrizes do regulamento da competição baja, proporcionar segurança ao piloto e ser capaz de receber todos os subsistemas do veículo. Os métodos Utilizados, para dimensionar o chassi do baja, como de um plano de conceito, memorial descritivo, matriz de decisão, IT (instrução de trabalho) e leitura e compreensão do regulamento da competição baja SAE Brasil. O Plano de conceito do veículo é elaborado, para que todos os projetistas de cada sistema sigam, alguns conceitos básicos, na hora do dimensionamento do veículo, para o projeto de estrutura têm-se alguns conceitos, tais como: diminuir o peso do veículo em 15%, ser seguro e ergonômico ao piloto, atender ao regulamento, entre outros. O memorial descritivo é elaborado, de tal forma que o projetista deve seguir os feedbacks240dos juízes em competição anteriores, que tenha as diretrizes do plano de conceito referente ao sistema de estrutura extraídas, os cálculos realizados, tabelas e matrizes para a escolha de materiais. Matriz de decisão, na qual através do regulamento e do plano de conceito, será determinado qual melhor material deve ser utilizado. Tabelas que serão utilizadas para a apresentação dos dados de referências. O Regulamento da competição deve ser bem entendido, pois caso o chassi do baja não esteja dimensionado conforme o regulamento, não se consegue competir com o carro. Com a realização da IT de montagem, conseguiu-se que qualquer integrante fizesse a soldagem do chassi, assim como a montagem do veículo, com plena exatidão e sem a presença do projetista. Os resultados ficaram dentro do esperado, pois com as ferramentas de gestão para dimensionar o chassi do baja, conseguiu-se uma maior precisão na fabricação, com as ITs de montagem realizadas e com os gabaritos implantados, conseguiu-se que os mecânicos da equipe efetuassem a solda do chassi com exatidão sem ter a presença do projetista, na prova de segurança da competição conseguiu-se aprovar o chassi sem nenhum240re-check, aumento da nota na prova de apresentação de projetos, uma base maior para começar a fazer o dimensionamento do chassi, não tendo apenas como consulta principal o regulamento da competição, mas também todo o projeto realizado pelo projetista chefe, assim como cálculos, estudos, teste, bibliografias, desenhos, resultados e erros cometidos. Conseguindo-se assim que os novos integrantes que venham a fazer parte do projeto, possam ter uma base maior para começar a fazer o dimensionamento do chassi, praticamente sem a ajuda do projetista-chefe, sem cometer os mesmos erros de seleção de materiais, estudos, etc.
Apontamentos
- Não há apontamentos.