CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM ENGENHARIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO.
Resumo
Analisando-se a problemática das grandes evasões dos estudantes dos bancos escolares do ensino superior, nas escolas de engenharias e cursos afins existentes no Brasil, é que foi criado o Projeto Reinventar, o qual iniciou no ano de 2013 e vem sendo desenvolvido desde então no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos do Curso de Engenharia de Produção, localizado no prédio 51, do campus da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Dentre as disciplinas trabalhadas no ensino fundamental e médio, a física é considerada muito complexa, fazendo com que os alunos tenham dificuldades no seu entendimento. Um dos objetivos deste projeto é proporcionar um ambiente que possibilite aos alunos das escolas participantes do ensino fundamental e médio a realização de experimentos e descobertas dos princípios físicos e tecnológicos, a partir da construção de maquetes funcionais com os kits da marca Fischertecknic, os quais possibilitam a simulação de objetos do mundo real, animados pela ação de motores, lâmpadas, engrenagens e sensores, podendo ser controlados por computador. O foco das oficinas é capacitar os alunos selecionados com o intuito de que estes adquiram conhecimentos e habilidades em engenharia, a fim de instrumentalizá-los para um melhor entendimento em ciência e tecnologia, dando enfoque nas disciplinas de ciências exatas, da terra e engenharias. Esse ano o projeto tem como um dos seus objetivos avaliar a compreensão dos estudantes quanto aos conhecimentos de Física, e como as oficinas do projeto Reinventar podem contribuir, facilitando a compreensão na aprendizagem dos conhecimentos dessa ciência. A metodologia utilizada para se evidenciar os resultados foi por meio de entrevistas semiestruturadas e registro de depoimentos dos alunos que iniciaram as oficinas do Projeto Reinventar no ano de 2013 e que continuam participando do projeto. Dentre os resultados encontrados até o momento nota-se que o projeto despertou maior interesse dos alunos pela física, auxiliando-os na compreensão dos princípios físicos vistos em aula, possibilitando estabelecer a relação que a física tem com as engenharias, auxiliando as escolas em sua proposta pedagógica. Portanto, conclui-se que para formar investigadores ativos é essencial estimular a vontade dos jovens desde cedo, a fim de descubram e compreendam como a teoria240relaciona-se com a prática e a importância da física para a sociedade, para que estes cheguem mais preparados e motivados aos cursos de ciências exatas e da terra e engenharias.
Apontamentos
- Não há apontamentos.