CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM ENGENHARIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO.

JOAO EDUARDO DE MAGALHAES SALVADOR, LEONARDO BERTOLIN FURSTENAU, THAIZA KITTEL POHLMANN, THEODORO FLORES CARDOSO, CASSIO DENIS DE OLIVEIRA, ITALO ROSA POLICENA, LIANE MAHLMANN KIPPER, JORGE ANDRÉ RIBAS MORAES

Resumo


Analisando-se a problemática das grandes evasões dos estudantes dos bancos escolares do ensino superior, nas escolas de engenharias e cursos afins existentes no Brasil, é que foi criado o Projeto Reinventar, o qual iniciou no ano de 2013 e vem sendo desenvolvido desde então no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos do Curso de Engenharia de Produção, localizado no prédio 51, do campus da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Dentre as disciplinas trabalhadas no ensino fundamental e médio, a física é considerada muito complexa, fazendo com que os alunos tenham dificuldades no seu entendimento. Um dos objetivos deste projeto é proporcionar um ambiente que possibilite aos alunos das escolas participantes do ensino fundamental e médio a realização de experimentos e descobertas dos princípios físicos e tecnológicos, a partir da construção de maquetes funcionais com os kits da marca Fischertecknic, os quais possibilitam a simulação de objetos do mundo real, animados pela ação de motores, lâmpadas, engrenagens e sensores, podendo ser controlados por computador. O foco das oficinas é capacitar os alunos selecionados com o intuito de que estes adquiram conhecimentos e habilidades em engenharia, a fim de instrumentalizá-los para um melhor entendimento em ciência e tecnologia, dando enfoque nas disciplinas de ciências exatas, da terra e engenharias. Esse ano o projeto tem como um dos seus objetivos avaliar a compreensão dos estudantes quanto aos conhecimentos de Física, e como as oficinas do projeto Reinventar podem contribuir, facilitando a compreensão na aprendizagem dos conhecimentos dessa ciência. A metodologia utilizada para se evidenciar os resultados foi por meio de entrevistas semiestruturadas e registro de depoimentos dos alunos que iniciaram as oficinas do Projeto Reinventar no ano de 2013 e que continuam participando do projeto. Dentre os resultados encontrados até o momento nota-se que o projeto despertou maior interesse dos alunos pela física, auxiliando-os na compreensão dos princípios físicos vistos em aula, possibilitando estabelecer a relação que a física tem com as engenharias, auxiliando as escolas em sua proposta pedagógica. Portanto, conclui-se que para formar investigadores ativos é essencial estimular a vontade dos jovens desde cedo, a fim de descubram e compreendam como a teoria240relaciona-se com a prática e a importância da física para a sociedade, para que estes cheguem mais preparados e motivados aos cursos de ciências exatas e da terra e engenharias.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.