PROCESSOS CONSTRUTIVOS DE UMA AERONAVE CARGUEIRA, RADIOCONTROLADA PARA COMPETIÇÃO

GUILHERME MATEUS FLESCH, PEDRO AUGUSTO ZANATTA DOS PASSOS, FABRICIO ANTONIO EGERT, TARCISIO REOLON GELAIM

Resumo


Introdução: O presente trabalho relata os estudos sobre os processos construtivos que são utilizados na construção de uma aeronave cargueira, radiocontrolada para competição de Aerodesign SAE Brasil, que deve atender aos requisitos e restrições do regulamento.240Objetivo: Estes estudos objetivam o aprimoramento da eficiência estrutural do avião isto é, redução do peso vazio e maior carregamento de carga útil, padronizando o processo de construção do mesmo, visando à diminuição do peso total da aeronave.240Metodologia: Para se obter tais resultados é de fundamental importância a utilização de materiais resistentes e leves, utilizando-se de boas técnicas construtivas. 240A aeronave é constituída basicamente por fibra de carbono unidirecional e bidirecional, alumínio 7075-T6, divinycell H60, resina epóxi, madeira balsa e nylon comercial.240Resultados: Com os bons resultados obtidos no ano anterior, optou-se por manter a construção do avião de maneira inteiriça, diminuindo o peso total da aeronave e o risco que quebras por falhas na construção. Este ano, o avião conta com uma asa semitrepezoidal com um diedro de 5 graus implantado no ano passado. É basicamente composta por madeiras balsa, carbonos, divinycell e o revestimento feito em oracover. Na empenagem foi utilizado o divinycell H60 de 6 mm com madeira balsa revestido com oracover, que garante a resistência necessária dos componentes, garantindo maior leveza e boa eficiência estrutural. Seguindo métodos utilizados anteriormente, a montagem da aeronave iniciou com a construção de uma chapa laminada com sanduíche de duas camadas de240carbono e uma de madeira balsa, com matriz epóxi necessária para o avião inteiro. Na longarina da asa, utilizou-se carbono unidirecional para resistir mais aos esforços aplicados pela sustentação durante o voo. Na fuselagem, juntamente com o tail boom, utilizou-se o carbono bidirecional. Após laminado levaram-se as chapas da fuselagem e longarina, juntamente com a madeira balsa e o divinycell H60 utilizados para a confecção dos perfis da asa e da empenagem na aeronave, na empresa MATRYX, para serem feitos os cortes a laser. As peças240já foram projetadas para serem usinadas com engastes para que, quando montadas na construção, garantam um bom alinhamento e acabamento das chapas. Após a usinagem e o corte a laser estarem prontos, começa-se a montar a aeronave, iniciando-se pela fuselagem com a longarina da asa e o tail boom sendo fixados com encaixes sob pressão e posteriormente colados com resina araldite. A construção continua da asa, posicionando-se cada componente em seu determinado lugar. Posteriormente, passa-se a fazer a construção da empenagem e por final o acabamento de todo o conjunto da aeronave. A bequilha e o trem de pouso foram feitos em alumínio 7076-T6. Nas empenagens foram utilizados os perfis em divinycell H60 de 6mm unidos por uma longarina de madeira de 8 mm². Usou-se madeira balsa e revestiu-se a empenagem com oracover, ligados ao estabilizador horizontal com peças feitas na impressora 3D da universidade.240Conclusão: Com isso, conclui-se que a pesquisa e estudo de materiais e processos de construção de anos anteriores garantiram boa eficiência estrutural e acabamento estético, dando leveza e proporcionando um bom desempenho à aeronave, eficiência estrutural e a organização de trabalho. Aumentando o nível de segurança, a perícia da equipe e a competitividade da aeronave "Kamikase 2014", reduzindo seu peso quando comparado aos anos anteriores.


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