IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM UM PROTÓTIPO DE COMPETIÇÃO OFF-ROAD

ALLAN ALEGRE MELLO, ANDERSON SAMUEL HUBNER, HERNANDO LUIS BURIN MOREIRA, FLAVIO THIER, FERNANDO SANSONE DE CARVALHO

Resumo


O baja é um protótipo tipo gaiola para o uso off-road desenvolvido por alunos de engenharia.240 Este veículo de competição deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática, sem apresentar qualquer avaria em seus sistemas. Devido à natureza da aplicação (competições) é importante a manutenção e pronto reestabelecimento da condição de uso, para garantir o desempenho desejado durante as provas. 240Este trabalho faz uso de ferramentas de análise de problemas para identificação das causas que impedem o desempenho ideal do veículo. Após isso se faz a aplicação de uma planilha de verificação para inspecionar o recebimento do material, o processo de fabricação e de montagem. Por fim aplica-se uma lista de verificação dos principais itens dos subsistemas que será utilizada antes e depois do uso, a fim de garantir as especificações determinadas e que reduza ou anule as falhas durante a competição, melhorando assim o resultado final. É proposta a análise de problemas e geração de listas de verificação, com o intuito de garantir as especificações de projeto desde a compra, passando pela etapa de fabricação e montagem, inspeção final, antes e depois do uso do protótipo em competições ou testes. A Equipe Baja de Galpão 226 UNISC vem melhorando suas colocações a cada competição que participa, projetando protótipos cada vez melhores, apoiada em um sistema de gestão que ajuda a manter o conhecimento gerado. Porém, vem enfrentando problemas nas provas dinâmicas quanto a falhas, principalmente no enduro de resistência, prova que consiste em uma corrida com duração de quatro hora, na qual a pontuação gerada é referente ao número de voltas dadas na pista dentro desse período de tempo. Esta prova totaliza 40% da pontuação total da competição e vencendo-a quem totalizar o maior número de voltas. A equipe identificou que o controle vai ajudar na redução de tempo parado por quebra durante a competição que hoje resulta em 11% do tempo total da prova. Esse tempo perdido fez com que a equipe deixasse de avançar na colocação como planejado, não alcançando assim o resultado esperado. Os problemas ocorrem normalmente por falta de verificação específica de cada subsistema antes e depois do uso, sabendo-se que o protótipo é submetido a provas dinâmicas bastante severas antes do enduro. As listas de verificação têm o objetivo de coletar dados e analisar se o processo e o produto estão de acordo com o especificado. Servem também para lembrar o inspetor sobre todos os pontos que devem ser240verificados, além de servir como registro para posterior análise das não conformidades. A análise dos problemas serve para identificar as principais causas que promovem a falha, encaminhando assim as soluções mais eficazes. Com essas análises podem-se levantar dados sobre as principais ocorrências e assim avaliar quais requerem maior atenção. Além disso, o registro desses documentos serve para que, no futuro, não se cometam novamente os mesmos erros. As planilhas de inspeção mostram os pontos que se devem verificar, com o objetivo de analisar se estes estão ou não como o especificado. Com a implementação das listas e planilhas, procuram-se reduzir as falhas, através da verificação dos componentes, garantindo suas especificações iniciais e assim, melhorando o desempenho final. O trabalho, ainda em fase de desenvolvimento, visa avaliar os principais problemas, ocorridos nas provas dinâmicas, com o intuito de que estes não mais ocorram.


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