PET-SAÚDE/ GRADUASUS-CEMAI: VISITA DOMICILIAR: SE PODES OLHAR, VÊ. SE PODES VER, REPARE COM ACUIDADE

Márcia Rosana Forster Waslawik, Andréa Cristine de Lima, Ana Paula Nunes Marques, Mayra Seibert, Camila Urach dos Santos, Ana Paula Quadros Bolzan, Ana Cristina Freitas da Costa, Suziane Maria Marques Raupp, Karine Wagner Butkze

Resumo


O PET-Saúde/GraduaSUS é um programa do Ministério da Saúde (2015) com o objetivo de incentivar mudanças nos cursos de graduação na área da saúde com vistas à formação qualificada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, foram elaborados projetos cujas propostas incluem mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs); qualificação dos processos de integração entre ensino, serviço e comunidade de forma articulada com o SUS, através dos diferentes cenários de práticas e as instituições de ensino; e articulação com projetos do Ministério da Saúde e da Educação e/ou outros projetos de âmbito local ou regional na área da saúde, buscando maior envolvimento com a comunidade. O programa visa fortalecer ações de integração por meio de atividades que envolvam o ensino. Em síntese, é uma proposta desafiadora, que envolve interdisciplinaridade, integração entre ensino, serviço, cuidado humanizado e integralidade da assistência no desenvolvimento das atividades. Fazem parte do grupo que atua no Centro Materno Infantil (CEMAI) estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia da UNISC, como também professores tutores e profissionais preceptores do SUS (assistente social, enfermeira/psicóloga e nutricionista). O objetivo da inclusão dos estudantes que fazem parte do PET-Saúde/GraduaSUS nas visitas domiciliares, realizadas pelo programa Bem-Me-Quer com acompanhamento da assistente social do programa e preceptora, é contribuir para o desenvolvimento de uma visão ampliada das necessidades de saúde materno-infantis. Nesse contexto, a aprendizagem se dá de forma ativa, ou seja, a partir da vivência da prática profissional. Destaca-se, ainda, a importância das visitas domiciliares no âmbito da promoção, prevenção e assistência à saúde, visto que o ambiente em questão facilita a abordagem de forma mais sutil. Dessa forma, é possível acompanhar a realidade do público-alvo: gestantes, puérperas e crianças menores de um ano de vida em situação de risco clínico e/ou vulnerabilidade social. As visitas visam conhecer e apropriar-se das situações apresentadas, tendo o propósito de aprofundar, acompanhar e encaminhar de forma adequada as demandas apontadas no plano de cuidados. Até o presente momento, foram contempladas diversas famílias da rede e foi possível aplicar de forma prática os objetivos que competem a uma visita domiciliar. Além disso, ficou mais compreensível aos profissionais e estudantes o motivo pelo qual, na maioria das vezes, a rotina de atendimento do CEMAI envolve casos possíveis de serem solucionados em Unidades Básicas de Saúde. Espera-se que os acadêmicos, conforme o desenvolvimento deste projeto, apropriem-se de um saber interdisciplinar na área da saúde, por meio de abordagens realizadas em conjunto. O conhecimento e as vivências adquiridas ao longo do projeto permitirão a formação de profissionais da saúde com melhor entendimento da realidade, podendo assistir o paciente de forma humanizada a partir de uma visão holística.

Palavras-chave: Integração; Ensino; Saúde.


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