USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS E MEIO AMBIENTE: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMPLIADA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Resumo
A prescrição de medicamentos nas doses adequadas, por um tempo suficiente e necessário, ao menor custo individual e coletivo, corresponde a aspectos a serem monitorados pelos serviços de saúde. A ampla quantidade de medicamentos disponíveis no mercado, juntamente com propagandas que manifestam apenas benefícios, sem apresentar com clareza seus possíveis efeitos adversos e perigos e a facilidade ao acesso, tencionam à automedicação e, consequentemente, o uso irracional destes. A prática do descarte incorreto origina danos à saúde pública, assim como sérios danos ambientais. Afeta diretamente o meio ambiente, contaminando o solo, as águas, animais e consequentemente trazendo sérios riscos à população, principalmente, às pessoas que tem o lixo como fonte de renda. Medicamentos têm sido encontrados numa ampla variedade de matrizes ambientais, principalmente, em ecossistemas aquáticos. Os programas de coleta de medicamentos reduzem a quantidade de medicamentos que chegam ao meio ambiente como poluentes e propiciam o uso racional de medicamentos. Este projeto tem visado à implantação de um sistema de descarte de medicamentos nas unidades de Atenção Primária à Saúde e escolas do município de Lajeado/RS, com a finalidade de promover a educação em saúde e o uso racional de medicamentos, em consonância às opções estratégicas do Plano de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário Univates, alcançando todas as Unidades Básicas de Saúde do município a fim de facilitar o acesso dos usuários. Considerando a existência de modelo de descarte na Farmácia-Escola do município, estende-se à construção e implantação de lixeiras coletoras de medicamentos, desenvolvimento e realização de oficinas direcionadas a trabalhadores da saúde, realização de palestras educativas para a comunidade, ações midiáticas de educação e divulgação do projeto e de informações sobre o descarte adequado de medicamentos vencidos ou em desuso, através de meios de comunicação do município (rádio e jornal), recursos dos territórios das unidades de saúde (reuniões da comunidade, ações da equipe de saúde), redes sociais (facebook) e participação em eventos comunitários. Foram construídos equipamentos de descarte e instalados em escola(s) da rede pública municipal e acordada interação com unidade básica de saúde local. Enquanto processo educativo, foram estabelecidas relações de vínculo e educação, através de oficinas junto aos estudantes de diferentes turmas de 5º ano do ensino fundamental de escola(s) selecionada(s), objetivando a construção dos conceitos propostos no projeto, bem como o uso estratégico do tema “descarte adequado de medicamentos” em diferentes disciplinas por parte do educador da escola, vinculado às turmas selecionadas e o projeto.
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