ATIVIDADES EDUCATIVAS ALUSIVAS AO OUTUBRO ROSA E AO NOVEMBRO AZUL EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA DO VALE DO RIO PARDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Ana Line dos Santos Stertz, Daniela Alves, Mirian Adriana Sackser, Bruna Leticia da Silva, Andrea Fabiane Bublitz

Resumo


O Outubro Rosa e Novembro Azul são campanhas criadas com o propósito de estimular a participação da população no controle do câncer de mama e do câncer de próstata, respectivamente. As datas são celebradas anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre esses temas e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. As ações educativas em saúde, como das campanhas mencionadas, são atividades voltadas para o desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas visando a melhoria da qualidade de vida e saúde, e, assim, promover a prevenção em saúde bem como auxiliar na promoção em saúde. Este estudo tem como objetivo descrever a experiência vivenciada por acadêmicas do Curso de Enfermagem a partir de orientações e atividades de educação em saúde para vinte e um internos de uma Comunidade Terapêutica do Vale do Rio Pardo. Trata-se de um relato de experiência de atividades educativas alusivas às campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, construído a partir de vivências práticas na disciplina de Enfermagem em Saúde Ambiental e Coletiva- Saúde da Mulher, no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). As atividades foram divididas em dois momentos: no primeiro abordamos assuntos referentes ao Outubro Rosa, como a Anatomia da Mama e do Sistema Reprodutor Feminino, Câncer de Mama, Autoexame das Mamas, Mamografia, Câncer de Colo de Útero e Coleta do exame de Citopatológico; no segundo momento, tratamos assuntos referentes ao Novembro Azul, como a Anatomia do Sistema Reprodutor Masculino, Câncer de Testículos, Exame Clínico dos Testículos, Câncer de Próstata, Exame do Toque Retal, Câncer de Mama Masculino e Autoexame das Mamas Masculino. Além desses assuntos, falamos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), como Sífilis, HIV-AIDS, HPV, entre outras. Após a apresentação das temáticas, foi realizada uma dinâmica com o nome de “Não deixe o balão cair”, que teve como objetivo motivar os indivíduos, através de uma forma dinâmica e eficaz de levantar o astral e unir as pessoas para melhorar os resultados e o desempenho. Nossa atividade foi muito bem aceita pelo grupo, que participou ativamente, realizando questionamentos durante o período da atividade. Por meio dessa ação, conseguimos ter maior contato com a comunidade terapêutica, percebendo que o enfermeiro tem papel fundamental na educação em saúde, promoção de saúde e prevenção. A ação educativa é um dos princípios norteadores das ações do enfermeiro e uma proposta que envolve pessoas dispostas a estimular a todos na busca de melhores condições de vida e saúde. A imagem do enfermeiro é vista sempre associada ao papel de cuidador e, ao cuidar, ele educa. Além disso, busca criar a corresponsabilização com o outro, aumentando a autonomia do sujeito em relação a sua saúde. Sendo assim, a educação pode ser considerada uma forma de cuidar e o cuidado uma maneira de educar.

Palavras-chave: DSTs; corresponsabilização; Outubro Rosa; Novembro Azul.

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