RELATO DO PROJETO PIRACEMA: AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR

Rosemari Santi, Debora Bitencourt de Oliveira, Laudemiro Volmar da Cunha Trindade, Sandra Mara Mayer

Resumo


O Projeto Piracema – Natação para Pessoas com Deficiência, é resultado da parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. Surgiu em 1984, e até hoje mantém suas atividades, atendendo alunos com diversas patologias. O Projeto Piracema promove atividades lúdicas e recreativas em meio aquático, visando estimular um melhor desenvolvimento psicomotor, afetivo e cognitivo, além de cuidados com a saúde e o bem-estar de seus envolvidos. A partir do nível de desenvolvimento em que cada um se encontra, é possível realizar intervenções planejadas com o intuito de alterar a evolução do comportamento motor, estabilizando-o ou melhorando-o. A realização deste mecanismo de mudança pode ocorrer através das atividades lúdicas aquáticas. Neste contexto, para as pessoas com deficiências, as intervenções em meio líquido possibilitam certa facilidade na execução dos movimentos, proporcionando o aumento do repertório motor. Objetivos: O objetivo deste estudo foi verificar a Idade Motora (IM) dos participantes do Projeto Piracema do Curso de Educação Física da UNISC. Metodologia: A amostra deste estudo foi composta por 14 indivíduos, sendo 6 do sexo masculino, com idade entre 108,0 meses (9 anos) e 616,0 meses (51 anos e 3 meses). Para a avaliação foram utilizados os testes de Rosa Neto, a fim de realizar a avaliação da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Para a obtenção das idades motoras Motricidade Fina (IM1) e Motricidade Global (IM2), foram somados os valores positivos em cada um dos testes, sendo as idades expressas em meses. A análise foi realizada com o programa estatístico SPSS 22.0, (IBM, Armonk, NY, USA), sendo expressos os valores em média, desvio padrão, valor mínimo e máximo. Principais Resultados: Os alunos obtiveram na Motricidade Fina (IM1) a média de 41,1±13,0 meses, sendo que o valor mínimo foi de 24,0 e o máximo 60,0. Na Motricidade Global (IM2) a média foi de 33,2±20,8 meses, sendo o valor mínimo 12,0 e o máximo 96,0. Conclusão: Através dos dados obtidos, os alunos avaliados apresentam um padrão motor inferior a sua idade cronológica, devido às limitações encontradas. Entretanto, as pessoas com deficiências possuem diversas habilidades e capacidades que precisam ser trabalhadas. Sendo assim, deve ser realizado um trabalho enfatizando as capacidades nas quais eles possuem mais dificuldades, além de dar continuidade no trabalhado das demais habilidades. Outrossim, possibilita a esta especial clientela de nossa comunidade condições de igualdade, quanto ao acesso à atividades aquáticas, sendo de grande importância para ambas as instituições, vindo, assim, ao encontro do objetivo social e comunitário da UNISC.

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