DIVERSIFICANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ATRAVÉS DA COLEÇÃO DIDÁTICA DE ZOOLOGIA DA UNISC, RS, BRASIL

Eduarda Bender, Diana Dal Moro, Andreas Köhler

Resumo


Coleções Zoológicas servem como material de apoio para o Ensino de Ciências e Biologia, mantendo a salvo a história das espécies que a constituem, como também servindo como fonte de pesquisa para estudantes aperfeiçoarem seu aprendizado. Objetivou-se com este trabalho melhorar a organização da Coleção Didática de Zoologia para a conservação do material existente e incorporado. Além disso, promover a inserção da comunidade escolar e acadêmica nos Laboratórios de Ensino da Universidade Santa Cruz do Sul - RS. A Coleção Didática de Zoologia da Universidade de Santa Cruz do Sul conta hoje com mais de 30 mil indivíduos, organizados taxonomicamente e conservados em via seca, via úmida e taxidermizados. O material existente e incorporado na Coleção é oriundo de doações vindas de coletas de animais atropelados, armazenados e registrados no banco de dados da Coleção, respeitando a sua classificação taxonômica. Aliado à Coleção, foram confeccionadas um total de quinze fichas didáticas de Zoologia com o intuito de fornecer materiais explicativos, contendo informações como sistemática completa do animal, habitat, alimentação, curiosidades e demais informações consideradas relevantes, além de constituírem um excelente material de apoio para planejamentos de atividades. Cada ficha foi composta por uma foto do animal presente no acervo da Coleção, ficando disponível no Laboratório de Zoologia, para serem utilizadas durante as visitas para esclarecimentos de dúvidas ou até mesmo curiosidades dos alunos ou acadêmicos de diferentes áreas de ensino. Ao longo dos meses de fevereiro a julho de 2016, totalizaram-se 175 visitantes, dentre estes, alunos e professores, abrangendo desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, além do Projeto “Viver bem” vinculado à Universidade de Santa Cruz do Sul. Os grupos variaram entre 14 e 30 integrantes. No final de cada visita foram distribuídos “Guias para colorir”, desenvolvidos pela equipe do Laboratório de Zoologia, possibilitando aos professores, retomar assuntos abordados durante a visitação, na própria escola. No mesmo período, foram feitos empréstimos de materiais da Coleção para as escolas, sendo contempladas dez escolas, das quais, algumas solicitaram material didático mais de uma vez. Os táxons mais procurados foram da Classe Mammalia, seguida da Classe Reptilia. Do mesmo modo, foram incluídos na Coleção exemplares provindos de doações da Classe Reptilia (1) e da Classe Aves (2). Portanto, conclui-se, que as Coleções Didáticas de Zoologia intensificam a qualidade do ensino, constituindo uma ótima fonte de conhecimento didático/científico.

Palavras-chave: Coleção Didática de Zoologia; Escolas; Zoologia.; Laboratório.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.