O CONTEXTO DO PET SAÚDE GRADUA SUS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMILIAR NA CIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Autores

  • Everton Luiz Barros Jardim UNISC
  • Samanta Rauber Gallas UNISC
  • Ieda Cristina Morinel UNISC
  • Diana Maria Pigatto Cocco UNISC
  • Luísa Gelsdorf UNISC
  • Cassiano de Mattos Marques UNISC
  • Tatiele Mallmann UNISC
  • Joana de Lima Goes UNISC
  • Renan Alex Rathke UNISC
  • Angela Cristina Ferreira da Silva UNISC

Resumo

O Programa de Educação para o Trabalho em Saúde GRADUA SUS (PET Saúde GraduaSUS) tem como objetivo a mudança da graduação, através da inserção acadêmica oportunizando a vivência no contexto social. Busca preparar o acadêmico de diferentes campos para ingressar como profissional no Sistema Único de Saúde (SUS), ao finalizar sua graduação. Esta inserção viabiliza um aprendizado em ato, ou seja, visionar e vivenciar a realidade em que se encontra a população no contexto comunitário integrada aos serviços oferecidos pela rede de saúde do local, interligada ao do município, da região, do estado e do país. Viabiliza, ainda, um trabalho e um aprendizado multidisciplinar, tendo em vista a valorização e importância do SUS em suas trajetórias, enquanto profissionais da saúde. Ao ingressar no PET Saúde GraduaSUS, os acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia foram distribuídos nas redes de saúde do Município de Santa Cruz do Sul. O Centro Materno Infantil, duas Estratégias de Saúde da Família e a Vigilância Epidemiológica foram os locais escolhidos. Esse trabalho tem como objetivo contar a trajetória de um dos grupos do PET Gradua SUS em uma ESF. Neste período inicial, foram desenvolvidas as seguintes atividades: a elaboração de questionários com questões pessoais e sobre a saúde de cada usuário, aplicando durante a sala de espera; um um mapa inteligente, o qual proporciona a visualização das 8 micro áreas de abrangência da ESF, auxiliando as Agentes de Saúde e os demais profissionais do serviço. Algumas visitas domiciliares foram realizadas, acompanhadas por agentes de saúde para verificação do perfil da população. O PET possui diversificados campos de atuação dentro da área da saúde o que tem possibilitado a integração, entendimento, compartilhamento, partilhamento e uma aproximação dos estudantes com os trabalhadores da rede e os usuários desta ESF configurando, deste modo, uma rede de ensino-aprendizagem-serviço muito importante para o processo formativo acadêmico/profissional e um constante movimento dos profissionais que já estão atuando na atenção básica. Estes pontos precisam ser marcados porque proporcionam ao estudante presenciar e observar a realidade do SUS capacitando-o para uma futura atuação profissional de qualidade buscando resolutividade e participação efetiva de todos. A multiprofissionalidade contida na ESF, nos proporciona a mais integral socialização e aprendizado, oportunizando uma visão mais ampla, das mais diversas áreas, para que assim, possa de tal forma construir métodos multidisciplinares para serem desenvolvidas durante nossa trajetória não somente no Sistema Único de Saúde, mas em todos os sistemas de saúde. A abordagem dos pacientes da ESF e usuários do SUS nos fez perceber que há necessidade de grupos de orientações para que possam atuar nos cuidados e também prevenção de tais doenças tais como: Hipertensão, Diabetes, entre outras. Foram abordados e questionados os pacientes para que, dessa forma, possamos reunir as informações dos questionários, podendo dessa forma, estar elaborando grupos que possam vir a suprir a necessidade que os demais possuem enquanto os cuidados e prevenção contra atos prejudiciais à saúde.

Biografia do Autor

  • Everton Luiz Barros Jardim, UNISC
    UNISC
  • Samanta Rauber Gallas, UNISC
    UNISC
  • Ieda Cristina Morinel, UNISC
    UNISC
  • Diana Maria Pigatto Cocco, UNISC
    UNISC
  • Luísa Gelsdorf, UNISC
    UNISC
  • Cassiano de Mattos Marques, UNISC
    UNISC
  • Tatiele Mallmann, UNISC
    UNISC
  • Joana de Lima Goes, UNISC
    UNISC
  • Renan Alex Rathke, UNISC
    UNISC
  • Angela Cristina Ferreira da Silva, UNISC
    UNISC

Publicado

2016-10-25

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde