EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TRILHAS ECOLÓGICAS NA RPPN DA UNISC

Valmir Eduardo Steindorff, Jair Putzke

Resumo


INTRODUÇÃO: O projeto visa a utilização da RPPN, em Sinimbu, para fins de atividades com educação ambiental, através de trilhas ecológicas elaboradas e apresentadas pelo acadêmico. OBJETIVO: Fazer o levantamento de espécies da fauna e flora nas trilhas, organização didáticas das trilhas para interpretação ambiental, planejamento de roteiro de atividade para visitantes, organização das visitas com recepção, acompanhamento na viagem e tutoramento durante visita, organização da casa de recepção para visitantes, preparação de palestras para visitantes e escolas, em geral, preparação de material didático sobre a RPPN para a comunidade em geral. METODOLOGIA: As visitas de estudos na RPPN foram realizadas uma vez por semana, tendo como meio de deslocamento veículos fornecidos pela própria universidade. Nessas visitas foram feitas a manutenção das trilhas e levantamento de espécies da fauna e flora para estruturação das trilhas ecológicas. Flora: estão incluídos no levantamento todas as plantas arbustivas e arbóreas, bem como orquídeas, bromélias, cactáceas, pteridófitas, briófitas, fungos, líquens e fitoflora. Fauna: estão incluídos no levantamento os artrópodes e vertebrados, como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Trilhas: A manutenção das trilhas será feita com ferramentas fornecidas pelo projeto RPPN da UNISC, visando nivelamento de trechos acidentados e poda ou transplante de mudas que venham a se desenvolver dentro das trilhas. Educação Ambiental: Essas atividades serão realizadas nas trilhas, bem como no espaço do Centro de Visitantes da Reserva. RESULTADOS: Até o presente momento, diversas visitas de estudo foram feitas à RPPN da Unisc. Nestas visitas foram realizados levantamentos de fauna e flora in loco de ocorrência nas trilhas ecológicas. Também foram feitas pesquisas bibliográficas em artigos publicados sobre a biodiversidade da reserva, visando acumular grande quantidade de dados acerca da biodiversidade lá ocorrente para que as trilhas pudessem ser organizadas e apresentadas aos visitantes. Até o momento, tem-se conhecimento de pelo menos 170 espécies da flora em geral, 16 espécies de mamíferos, 169 espécies de aves, e mais de 20 espécies de artrópodes. Grupos de visitantes não são muito frequentes na RPPN, havendo maior foco na estruturação das trilhas. CONCLUSÕES: O projeto ainda se encontra em andamento, portanto alguns objetivos estão parcialmente completos ou ainda por serem realizados. As visitas de estudo à RPPN da Unisc deveriam ser relativamente mais frequentes, mas é encontrada uma grande dificuldade no acesso ao local, devido ao mau estado da estrada de acesso, bem como a temporada de chuvas frequentes que causam erosão e desmoronamento dos barrancos, impossibilitando em diversas vezes o acesso à RPPN da Unisc.


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