RELATO DE EXPERIÊNCIA: A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA COMO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
A aprendizagem baseada em problema (ABP) é um método em que um grupo de educandos se confrontam com uma situação problema que deverá ser solucionada, levando em consideração a interdisciplinaridade e a realidade social que o indivíduo está inserido. Nesse método, o educador somente atua como mediador, tornando um desafio ao grupo que desenvolverá habilidade de pensamento crítico, e saberá selecionar e usar recursos de aprendizagem apropriados para solucionar de forma integrada e organizada à situação. No curso de graduação em enfermagem, a disciplina de Estudos Interdisciplinares da Família I tem como objetivo desenvolver a interdisciplinaridade integrando as disciplinas ministradas no semestre através da ABP. Este método estimula também a construção do conhecimento, valorizando a busca em fontes adequadas. Tem-se como objetivo sistematizar a assistência de enfermagem a partir de uma situação problema vivenciada durante a disciplina com uma paciente portadora de Doença de Crohn, considerando seu contexto familiar e social. Trata-se de um relato de experiência de um estudo de caso fundamentado na metodologia da ABP. A partir de sessões tutoriais foram realizados encontros mensais, em que nos foi exposto a situação problema para elencarmos os objetivos da aprendizagem, enfatizando a importância do protagonismo da enfermagem na assistência integral ao indivíduo/família/comunidade através da aplicação do Processo de Enfermagem (PE), utilizando taxonomia padrão. O caso referia-se a uma paciente do sexo feminino, 26 anos, com Doença de Crohn desde os 16 anos, que necessitou realizar uma ileostomia. Após o procedimento cirúrgico, a paciente estava insegura em relação ao ostoma e os cuidados com o mesmo. Os diagnósticos de enfermagem (DE) foram estabelecidos pela Taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) e as intervenções de enfermagem de acordo Nursing Intervention Classification (NIC). A resolução da situação foi apresentada então sob a forma de intervenções de enfermagem. A ABP nos possibilitou uma aprendizagem ampla, pois para elaborarmos um plano de cuidados tivemos que estudar desde a Doença de Crohn até as repercussões desta na vida familiar e social. Através dos princípios da integralidade e dos conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas, elencamos como principais diagnósticos de enfermagem: risco de integridade da pele, prejudicada devido a excreções; nutrição desequilibrada, ou seja, menos que as necessidades corporais e/ou capacidade prejudicada de absorver os alimentos devido a diarreia; distúrbio na imagem corporal, relacionada ao ostoma, evidenciada em percepções que refletem uma visão alterada na aparência do próprio corpo. A partir destes, foi possível elaborar um plano de cuidados que incluiu principalmente: encaminhar a paciente ao grupo de terapia para ostomizados, orientar sobre dieta balanceada e nutritiva, evitar alimentos laxativos, orientar sobre o uso da bolsa de colostomia, supervisionar a integridade da pele ao redor do ostoma. Ao sermos desafiados a partir de elementos problematizadores que nos motivaram a estabelecer ligação entre cada uma das etapas do PE foi possível superar a dificuldade de unir teoria e prática e favorecer o papel central do estudante na construção do conhecimento indo além da transmissão de informação entre professor-aluno.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problema; Doença de Crohn.
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