ORGANIZAÇÃO DO ACERVO E MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE PESQUISA NO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNISC

Iasmin Alnoch, Bruna Amanda Godinho Rocha, Manile Gularte Gelati, José Antonio Moraes do Nascimento

Resumo


O CEDOC (Centro de Documentação da UNISC), ligado ao Departamento de História e Geografia, visa reunir, classificar, preservar e colocar à disposição de especialistas e do público em geral o acesso a importantes fontes documentais referentes à cultura, à economia, à política, enfim, ao comportamento dos diferentes grupos sociais que formam a sociedade do Vale do Rio Pardo. Entretanto, dispõe de poucos recursos para facilitar o acesso dos pesquisadores aos documentos. O projeto “organização do acervo e melhoria das condições de pesquisa no Centro de Documentação da UNISC” iniciou em março de 2015, e tem previsão de término para fevereiro de 2017. Como as atividades desenvolvidas no CEDOC, atualmente, são quase que exclusivamente de atendimento ao público, pretende-se melhorar a organização do acervo, tendo uma preocupação com a conservação, restauração, microfilmagem e digitalização do acervo iconográfico, bem como do acervo textual, principalmente dos jornais. O passo seguinte é sua disponibilização em um Sistema de Acesso ao Arquivo. Os objetivos são: reunir, preservar e colocar à disposição fontes documentais de origem pública e privada; possibilitar o intercâmbio de experiência de pesquisas entre professores e pesquisadores do Departamentos da UNISC; oferecer aos alunos graduandos a possibilidade de melhoria de sua formação acadêmica; propiciar o aperfeiçoamento de professores e alunos pela participação em cursos, palestras, oficinas e seminários promovidos pelo CEDOC; preparar pesquisadores para a elaboração de histórias municipais. Nesse sentido, o objetivo do projeto é qualificar e melhorar o atendimento do Centro de Documentação, facilitando o acesso dos pesquisadores aos documentos. A metodologia aplicada é a reorganização dos Fundos; disposição do material em estantes mais acessíveis ao funcionário e/ou bolsista; inventário dos documentos e das fotografias; acondicionamento das peças com salvaguardas contra umidade, poeira e mofo; ajuste das fichas catalográficas e dos instrumentos de controle; identificação das peças e seu registro; higienização do acervo e digitalização dos documentos e das fotografias. Os principais resultados foram a compra de luvas, máscaras, flanelas, pincéis de limpeza, papel-manteiga e pardo para conservar as fotografias e os documentos/jornais do acervo. Adição de novas e espaçosas prateleiras para melhor acomodar o material. Reorganização dos fundos Mauá, Cooperativas, Ensino Superior em Santa Cruz do Sul e Fundo CEDOC e o início da digitalização das fotografias do Fundo CEDOC. Com essas melhorias, mais alunos e pessoas da cidade de Santa Cruz do Sul e região têm procurado o acervo do CEDOC para suas pesquisas. A reorganização e digitalização de um já considerado número de fotos tem facilitado as pesquisas, tornando-as mais rápidas e eficientes.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.