QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA EMPRESA X AGÊNCIA TAQUARI

Josiane da Rosa Klein, Maribel Fátima Gerhard

Resumo


Com o grande avanço dos estudos e desenvolvimento de novos métodos de gestão as organizações continuamente buscam formas de se produzir mais em menos tempo, muitas vezes o nível de exigência ao funcionário acaba se tornando alto demais, trazendo efeitos negativos a área de recursos humanos. As organizações buscam caminhos para atender às expectativas dos consumidores, através de um melhor gerenciamento de seus recursos, no qual um dos principais, senão mais importante, é o capital humano, no qual se encontra a base para uma melhor qualidade do que a empresa esta oferecendo. Frente este desafio, a Qualidade de vida no Trabalho começa a ser compreendida como uma ação estratégica, visando à implantação de práticas que proporcionem melhores condições laborais aos funcionários, e melhorias no próprio ambiente de trabalho, que, por consequência, aumentará a produtividade, com impactos positivos à saúde do trabalhador e sua própria realização profissional. O objetivo deste trabalho é verificar qual a percepção dos funcionários da agência da empresa X de Taquari, em relação à sua Qualidade Vida no Trabalho, como também levantar aspectos considerados como positivos, através da percepção dos funcionários, identificar aspectos ambientais e gerenciais desfavoráveis em relação ao assunto e apresentar sugestões de melhorias a partir dos aspectos apontados pelos funcionários da agência. A metodologia do presente trabalho utilizou como procedimento técnico o estudo de caso, com o objetivo descritivo-exploratório, fazendo uso da abordagem quali-quantitativa. Foi realizada inicialmente uma revisão bibliográfica sobre o assunto Qualidade de vida no trabalho, na área de Gestão de Pessoas, englobando os conceitos presentes neste conteúdo, no qual foi analisado alguns modelos já propostos de Qualidade de vida no Trabalho, assim como aplicado um questionário de perguntas fechadas, contemplando como população os funcionários da Empresa X, sendo a amostra os funcionários lotados na Agência, na cidade de Taquari, Rio Grande do Sul. O questionário foi distribuído aos 13 colaboradores sendo um destes colaboradores, o gestor da agência. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas, as mesmas foram adaptadas de um questionário já existente baseado no modelo de Walton, contemplando as oito dimensões apresentadas pelo autor. Os resultados obtidos através da aplicação dos questionários estão sendo analisados conforme o conteúdo estudado, pois o trabalho ainda está em andamento durante este semestre. A pesquisa mostra como é importante tratar da Qualidade de Vida no Trabalho e como o assunto pode influenciar todo o ambiente profissional, e os indivíduos que fazem parte dele.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.