DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS NA EMPRESA IMOBELL ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS LTDA.

Janice Jaqueline Bohnen, Leticia Schramm Arend

Resumo


Atualmente, manter-se competitivo diante da globalização torna-se um desafio constante para as organizações, pois no mercado a concorrência é mais forte a cada dia, além da crise política e econômica que vem comprometendo e tornando o ambiente de negócios instável e acirrado. Neste âmbito, para contribuir com a estabilidade das empresas, faz-se necessário uma estrutura organizacional bem alinhada internamente nas empresas, já que a produção e rentabilidade nos negócios dependem unicamente dos recursos internos, ou seja, dos colaboradores que produzem serviços e/ou produtos e lhe permitem atingir metas e resultados satisfatórios. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo geral atuar na área de recursos humanos, descrevendo e analisando todos os cargos existentes na organização Imobell Administração de Imóveis Ltda., que, segundo Chiavenato (2004), descrições de cargos relacionam as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo, enquanto que as especificações farão a descrição dos requisitos necessários aos ocupantes. Assim os perfis de cargos possuem a finalidade de facilitar diversas rotinas administrativas, como seleção e recrutamento, realocação de colaboradores e/ou atividades, e até para contribuir na tomada de decisões, além de proporcionar o melhor aproveitamento do capital humano dentro da organização. Para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa com os colaboradores da empresa, aqueles que possuíam cargos diferentes ou apenas tarefas diferenciadas, que somaram 40 entrevistas de perfil de cargo, foram realizadas perguntas diversas para conhecer o nome do cargo, o subordinado, as tarefas e a periodicidade destas tarefas, o conhecimento, a habilidade e atitudes consideradas importantes para o cargo em questão. Os dados que foram obtidos com todas as entrevistas juntamente com a análise mostraram que alguns cargos realizam atividades incoerentes com o cargo que ocupam, ou que o nome dos cargos não está adequado para as funções que são executadas. Também notou-se uma grande quantidade de cargos denominados auxiliares administrativos na organização, quando o ideal seriam cargos coerentes com cada setor, além de cargos que não foram atualizados com o passar do tempo, e atualmente não estão condizentes com os salários. Com esta pesquisa, concluiu-se que a organização precisa rever sua estrutura interna para conseguir manter sua tradição no mercado e conseguir ainda mais aumentar a sua produtividade interna para oferecer negócios ainda mais qualificados e satisfatórios a seus clientes.

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