ATITUDES DO VAREJO

Leonardo André Camara, Adriano Breunig, Carlos Mello Moyano

Resumo


De modo geral a satisfação é o sentimento de prazer ou decepção que resulta da comparação, desempenho (ou resultado) percebido de um produto e as expectativas do comprador. Se o desempenho não alcançar as expectativas o cliente ficará insatisfeito (KOTLER, KELLER, 2013). A satisfação dos clientes é o principal foco para uma empresa se manter no mercado, a partir disso ela consegue conquistar e reter os seus consumidores. O tema satisfação tornou-se muito importante no meio empresarial. Melhorar constantemente os aspectos que atingem diretamente o consumidor para agregar valor ao produto ou serviço se fez de uma importância inimaginável. Entender seus gostos, levar em conta suas opiniões, atitudes e tornar o ato de aquisição de um bem uma situação de confiança, respeito e satisfação dos desejos e necessidades servem de base para qualquer empresa sendo ela pequena, média ou grande. Conforme Cobra (2009, p.25), “a satisfação é definida como um sentimento de prazer ou desapontamento resultante da comparação de desempenho do esperado em relação à expectativa existente antes da compra”. Com isto o objetivo da presente pesquisa é o de examinar a importância dos valores pessoais, a satisfação e as atitudes na concretização da fidelidade dos consumidores do varejo de Venâncio Aires. Buscando: identificar como os consumidores avaliam os serviços do varejo; medir o grau da satisfação com o varejo local; medir atitudes em relação ao varejo local; medir atitudes à fidelidade. Foram realizadas 168 entrevistas de uma amostra por quotas de idade da população urbana de Venâncio Aires. O método usado foi o de entrevistas a indivíduos do sexo feminino e com idade entre 18 e 60 anos que compraram nos últimos seis meses no varejo de Venâncio Aires. As entrevistas foram realizadas no período de 31 de Março de 2016 até o dia 07 de Abril de 2016. A amostra é do tipo não probabilístico, selecionado pela conveniência do pesquisador, mas considerando o sexo e a idade. O trabalho foi dividido em duas etapas, a primeira etapa foi conduzida através de procedimentos estatísticos descritivos. Já a segunda etapa foram realizados procedimentos estatísticos de análise variadas. Com os dados coletados, tornou-se possível identificar que o grau de satisfação geral da comunidade feminina de Venâncio Aires com o varejo local apresenta-se satisfatória. Entendendo que mesmo quando se empenha um serviço de qualidade e satisfatório deve-se atentar pela constante busca de melhorias de uma forma sistêmica, atenuando para todos os setores da empresa. Interligar ou entrelaçar os vários setores que uma empresa possui a torna mais dinâmica, e de certa forma mais competitiva, assim, melhorando o sistema organizacional e, sucessivamente, melhora a entrega de um produto ou serviço de qualidade ao cliente final.

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. Editora Campus, 2013.


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