MARCAS, MODA E CONSUMO: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA SOBRE O COMPORTAMENTO DE COMPRA DA CONSUMIDORA DO RIO GRANDE DO SUL

Kathlen Henriques Santana, Rudinei Kopp

Resumo


As necessidades e desejos de compra da população vêm se modificando rapidamente, e para atender a cada público potencial é necessário analisar seus hábitos, suas aspirações, seu dia a dia e sua evolução. Para tanto, o presente trabalho fala sobre o comportamento da mulher com relação ao consumo de forma geral, sobre as marcas e sobre a relação das mulheres com a moda, visto que a vestimenta faz parte das necessidades fisiológicas de todo ser humano pela questão da proteção, porém, no entanto, foi agregando significados que ultrapassaram a barreira da necessidade, fazendo da moda um sinônimo de diversas esferas sociais e psicológicas, principalmente no contexto feminino o qual tem forte representatividade na evolução da mulher. O objetivo deste estudo é diagnosticar perfis de compra das mulheres gaúchas, visto que não há hoje estudos ou dados disponíveis publicamente sobre os pontos em questão. Baseados no estudo apresentado pelo Sebrae Nacional (2015), no qual foram listados cinco perfis de compra da mulher brasileira, este trabalho visa comparar estes perfis nacionais com as respostas de consumidoras gaúchas, a fim de revelar qual é o perfil de compra que melhor representa a consumidora do Rio Grande do Sul e o que ela pensa e deseja em relação à moda e às marcas de moda. As metodologias abordadas foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa quantitativa. Considerando afirmações bibliográficas e dados estatísticos de pesquisas nacionais sobre o tema, foi elaborado um questionário quantitativo com 46 questões, objetivando revelar se os dados apontados como nacionais e as teorias afirmadas pelos autores, de fato representam a consumidora do Rio Grande do Sul. Esta consumidora é representada neste estudo por 170 mulheres de 32 municípios do estado, com idades entre 17 e 51 anos e com característica de uso dos do meio online, considerando a forma na qual a pesquisa foi desenvolvida. Analisando os resultados obtidos, pode-se afirmar que de modo geral a consumidora gaúcha é, além de racional e comedida em suas aquisições, extremamente consciente nos âmbitos ambiental, social e econômico. Com relação à moda, não é diferente, pois as respondentes se mostraram cientes sobre sua realidade econômica, sobre as influências e avaliações sociais e também sobre os estímulos de marketing recebidos, os quais não demonstraram ceder facilmente. Embora reconheçam a moda como uma forma de expressão capaz de comunicar informações a seu respeito, disseram não ser a marca um fator de relevância neste contexto. Com relação às teorias, foi possível verificar que algumas delas se afirmam e outras, pelo contrário, não representam esta consumidora. Sobre os questionamentos principais deste trabalho, que trata de validação de perfis, a mulher gaúcha deste estudo poderia ser enquadrada em um perfil intitulado como “Elegantemente Consciente”, sem exageros, sem deslumbre, com uma ideia bem semelhante sobre a moda, extremamente consciente em relação ao consumo. Fica a importância da busca por compreender bem os pensamentos da mulher como consumidora, observar suas ações e oferecer, ainda mais em tempos de crise econômica, exatamente aquilo que ela procura. Para a comunicação, este estudo é reflexo de que a soma das partes é diferente do todo, ou seja, nem sempre um perfil traçado como nacional irá representar o seu público-alvo, por isso a importância de conhecer o seu consumidor é primordial para um trabalho assertivo.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.