UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP
Resumo
As mudanças em produtos e serviços estão invadindo as empresas, sejam em ferramentas de gestão e comunicação como no setor produtivo. Outro fato é que precisamos compreender as motivações de compra dos consumidores, que têm sido um dos importantes desafios do marketing, obtendo assim melhores maneiras de conquistar o público-alvo. Neste sentido, as empresas estão utilizando a segmentação de mercado para compreender os indivíduos e as motivações que os levam a comprar e utilizar produtos e serviços, pois necessita-se estar sempre inovando tanto em produtos como em novas tecnologias. Neste trabalho foi realizado um estudo sobre como aplicativo Whatsapp pode ser utilizado como ferramenta para auxiliar na educação de jovens. Por ser um aplicativo recente, existem poucos estudos, tornando-se importante mostrar o aplicativo como ferramenta para a educação no auxílio das dificuldades dos alunos e nas trocas entre os mesmos para a aprendizagem. Além das mensagens básicas, os usuários do Whatsapp podem criar grupos, enviar mensagens ilimitadas com imagens, vídeos e áudio. É comunicando, trocando mensagens, refletindo em grupo, mesmo virtual, que podemos transformar a educação. Os jovens estão clamando por uma educação diferente, e precisam do professor/tutor mostrando caminhos que serão traçados por todos em conjunto com as novas tecnologias que estão presentes e são aperfeiçoadas com uma rapidez. Esse exemplo deve ser incorporado pelas empresas que estão preocupadas em acompanhar as evoluções e mudanças tecnológicas. A apropriação do WhatsApp pelos veículos de comunicação demandou mudanças na estrutura organizacional para incorporar a tecnologia às rotinas da empresas. Estas, como percebido, resultaram em alteração de comportamento nos modelos editoriais e adaptação dos profissionais, principalmente nas empresas ligadas à mídia. O diálogo entre o repórter e a fonte casual se tornou prático e dinâmico através do aplicativo, possibilitando ao destinatário interagir com a redação em tempo real, sob diversos formatos, modulações, colaborar com outros e conectar-se nas redes aprofundando as informações e contribuindo para a construção da notícia. Esse exemplo deveria ser incorporado por outros segmentos de empresas. Ao analisarmos sobre a relação entre os valores pessoais, o autoconceito e o comportamento do consumidor, podemos concluir que na sociedade em que vivemos, está cada vez mais sendo estimulada a consumir mais produtos ao mesmo tempo, e assim contribuindo para o maior consumo, pois a tecnologia e a informação estão muito presente em nosso dia a dia. Trocamos facilmente os nossos objetos como, por exemplo, o celular, pois cada ano que passa é lançado algo novo e mais moderno neles para consumirmos mais, bem como os tablets que possuem Android e os aplicativos como Facebook e Whatsapp que possuem um grande número de usuários em todo lugar do mundo. Que cada vez mais aumenta essa rede de pessoas conectadas ao celular ou computador.
Apontamentos
- Não há apontamentos.