RUMOS PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR E INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO: LETRAS QUE MOSTRAM O CAMINHO
Resumo
O Projeto Rumos para a Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho, vinculado ao Programa Unisc-Escola, da Universidade de Santa Cruz do Sul, tem como propósito atender a escolas públicas do município de Santa Cruz do Sul e região. Assim como, informar os estudantes sobre as possibilidades de acesso ao ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, com a finalidade de obterem bolsas de estudo e financiamentos por intermédio do Programa Universidade para Todos - ProUni e Fundo de Financiamento Estudantil - Fies. Este resumo visa apresentar as atividades realizadas pelos acadêmicos de Letras, integrantes do Projeto Rumos. São beneficiadas pelas ações do Projeto as escolas: E.E.E.M. José Mânica, E.E.E.M. Nossa Senhora da Esperança e E.E.E.M. Santa Cruz. O objetivo desses bolsistas é oferecer atividades práticas, que possam preparar o aluno para o vestibular, Enem e mercado de trabalho. As oficinas foram planejadas visando dispor de materiais visuais, que estimulassem a interação dos estudantes, tendo como objetivo motivá-los para o reconhecimento da importância da gramática, percebendo assim, que é de total relevância no momento de ingressar no ensino superior e no mercado de trabalho. As oficinas na escola José Manica são realizadas em turno inverso da aula, no horário do seminário integrado, e as demais ocorrem no formato de intervenção durante as aulas de Português e Literatura. Nos primeiros encontros foi proposta uma atividade de apresentação pessoal e foram exibidas imagens de placas, tatuagens e postagens da internet, que continham erros de ortografia. Inicialmente, a ideia era conhecer um pouco dos alunos e levar um material descontraído, além de mostrar a importância da gramática no dia a dia. Nas oficinas seguintes, os assuntos abordados foram o uso dos porquês e da crase, para mostrar o uso prático desses termos por meio de charges, músicas e exercícios interativos. Nessas ocasiões, as turmas foram muito participativas. Foi apresentado um passo a passo de como fazer a inscrição para o Enem, tirando as dúvidas de quem ainda não havia se inscrito. No retorno às aulas do segundo semestre, as primeiras oficinas foram voltadas para o mercado de trabalho. Nas escolas José Mânica e Santa Cruz foram realizadas oficinas de criação de currículo e entrevista de emprego, além da parte expositiva, foram organizadas dinâmicas em que os alunos participavam de uma simulação de entrevista e tinham que preparar um currículo. Os estudantes contaram com o auxílio de vídeos de humor, para entender a importância da apresentação pessoal na hora de concorrer a uma vaga de emprego e o cuidado que se deve ter com postagens nas redes sociais. Na escola Nossa Sr.ª da Esperança, identificou-se a necessidade de utilizar estratégias diferenciadas, considerando o contexto social no qual a Instituição está inserida. Os estudantes dessa Escola encontram-se em situação de vulnerabilidade e risco social. Nessa perspectiva, está sendo estruturado um novo formato de oficina, com música, poesia e produção de texto. Em geral obteve-se boa aceitação por parte dos profissionais das escolas e dos alunos, que sempre se mostraram ansiosos pelos encontros seguintes. O “Projeto Rumos” apresenta-se como um parceiro de professores e da comunidade escolar para potencializar a educação do presente e construir um futuro com mais oportunidades para todos.
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