AVÓS NA COMUNICAÇÃO: A COMUNICAÇÃO COMO PROCESSO DE APRENDIZADO
Resumo
Introdução: As atividades do projeto Avós na Comunicação já vêm sendo desenvolvidas desde 2009. As ações possuem circulação de produtos midiáticos produzidos com idosos e por idosos. O fato de ter este campo de atuação na Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, propiciou não só para a comunidade atendida uma reavaliação de suas posturas frente à sociedade, mas também a aproximação dos universitários de novos desafios impostos pelas tecnologias de comunicação e informação. As atividades tratam de ações específicas que envolvem a área da Comunicação Social para atender idosos que estão em busca de melhorias na sua qualidade de vida. Objetivo: O objetivo geral do projeto é promover a integração dos idosos de Santa Cruz do Sul e região, através da socialização de experiências artísticas, socioculturais e de lazer, na construção de novos saberes. Metodologia: A metodologia compreende estudar aspectos da realidade como fonte de conhecimento, numa atitude constante de superação das próprias impressões. O estudo é dimensionado ao longo do aprender a aprender dos participantes desse projeto, envolvidos no processo midiático com a utilização das TIC´s (Tecnologias da Informação e Comunicação), tendo como referencial as diferentes características dos participantes, como expressão de sua vida no mundo. No caso da Oficina de Fotografia, as aulas são ministradas por alunos voluntários do âmbito da Comunicação Social e Fotografia da Universidade, elas acontecem dentro do campus e no final das atividades é feita uma mostra fotográfica. No jornal “Novos Velhos”, os estudantes escrevem artigos, reportagens, descrevem eventos e outros acontecimentos que envolvem os idosos, tanto fora quanto dentro da Universidade. Os idosos que participam de atividades na UNISC, colabaram ainda na elaboração de crônicas, contos e poemas. Já os idosos que participam do “Aprendizes do tempo”, contam com a colaboração dos acadêmicos da Comunicação na gravação de programas de rádio, uma vez por semana no laboratório de rádio da Universidade. Estes programas vão ao ar todos os sábados na Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul. A atividade “Tardes de Luz”, que é relacionada com o cinema, acontece uma vez por mês, dentro de um dos auditórios da Universidade, onde são exibidos filmes relacionados com a temática do envelhecimento. Resultados: Para os aprendizes foram momentos de encontro, (re)conhecimento, aprendizagem e lazer. Então, o projeto mostrou que a comunicação, em conjunto com as TIC´s, articulados ao processo de ensino-aprendizagem, agregam valor às suas vidas em uma nova perspectiva para compreender, de acordo com a ONU (2011), que “adicionar qualidade de vida aos anos adicionados” é (re) conhecer, é (re) viver. Conclusão: Compreendemos então, que a interação social traz ao sujeito um contexto cultural que lhe fornecerá a matéria-prima para que ocorram constantemente processos de desenvolvimento na relação com um outro social, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem envolva todos no processo. Deste modo, percebemos que os usos das TIC´s oferecem atitude exploratória ao sujeito diante do conteúdo a ser desenvolvido. Assim, aprendemos também que a utilização de recursos tecnológicos como ferramenta de apoio, juntamente com a intervenção pedagógica, pode possibilitar condições para trabalhos individuais e coletivos, visando o aprimoramento das individualidades e coletividades, oportunidades pessoais, identidade psicológica e social, e ainda a autoestima.
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