A COMUNICAÇÃO INTERNA DO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS E PRODUTOS APLICADOS

Júlia Ipê da Silva, Angela Cristina Trevisan Felippi

Resumo


Esta pesquisa propôs uma discussão sobre a comunicação interna como um processo imprescindível para o desenvolvimento das organizações, tendo como objetivo geral compreender as ações de comunicação aplicadas para o público interno do Banrisul, por meio dos seguintes objetivos específicos: esclarecer como está o cenário da comunicação organizacional no setor empresarial, entender a importância da comunicação interna para as organizações; identificar as ações de comunicação aplicadas para seu público interno e qual a qualidade destas ações. Para atingir os objetivos desta pesquisa, a metodologia aplicada foi dividida da seguinte maneira: primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os assuntos relacionados e relevantes ao estudo, como comunicação nas organizações, conceitos e estratégias de comunicação. Além disso, foi realizado um estudo de caso com o Banrisul, que abordou desde informações da história da instituição financeira, sua relação com a comunicação, até, especificamente, suas estratégias de comunicação interna e a análise destas ações. Para esta parte do trabalho, foram utilizadas técnicas de observação através de imersão de dois dias (22 e 23 de outubro de 2015) no Diretório Geral da empresa, localizado em Porto Alegre/RS e realização de entrevistas semiestruturadas com os dirigentes e profissionais responsáveis da comunicação corporativa. Com a pesquisa, foi possível constatar que há uma falta da conscientização das diretorias da empresa em relação à importância da comunicação interna, impactando na cultura organizacional. Foi somente no ano de 2014 que ações específicas para o público interno começaram a ser mais praticadas e, em 2015, foram ampliadas ainda mais dentro do planejamento anual da instituição. Um dos pontos que foi ressaltado neste trabalho foi, justamente, os planejamentos organizacionais para os trabalhos com comunicação interna; os fluxos de trabalho. O Banrisul se preocupa com estes fluxos, criando um para cada tipo de demanda, que deve ser respeitado por todas as partes do processo. Em relação aos canais de comunicação aplicados para o público interno do Banrisul, estes condisseram positivamente com as teorias e reforçam a tendência das organizações optarem cada vez mais por meios digitais, como a intranet. Em contrapartida, a empresa ainda está carente na variedade de meios de comunicação interna. Aqui, além da intranet, puderam-se citar como principais canais utilizados o Banrisul em Revista e a TV Corporativa. Como o Banrisul é uma empresa de grande porte, a acadêmica esperava muito mais do investimento em comunicação interna. Além disso, ao longo da observação foi possível analisar, também, o clima organizacional do setor da Comunicação Corporativa. Ficou perceptível que nem todos os integrantes da equipe possuem muito contato entre si, havendo uma maior relação interna apenas entre os grupos de trabalho. A pesquisa concluiu que a quantidade e a diversidade do público interno – são quase 12 mil funcionários distribuídos em agências por todo Brasil e, inclusive, em outro país (Estados Unidos) – são fatores que dificultam o planejamento das ações. Além disso, a cultura enraizada nos altos escalões do banco sobre a não valorização da comunicação interna foi um dos principais apontamentos para a comunicação interna do Banrisul não corresponder às expectativas.

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