A ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS NA HOTELARIA COMO ALTERNATIVA PARA MINIMIZAR A SAZONALIDADE: UM ESTUDO DE CASO NO GUARITA PARK HOTEL, EM TORRES, RS.
Resumo
Este trabalho teve por finalidade apresentar a importância dos eventos na hotelaria, baseando-se no que foi observado no Guarita Park Hotel, localizado em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O período de observação e aplicação da pesquisa foi o período de julho e agosto. O meio de hospedagem alvo da pesquisa é especializado na captação e organização de eventos como forma de suprir a demanda frente à sazonalidade que ocorre no Litoral Norte, tendo em vista a concentração de fluxo de turistas no período de veraneio, entre os meses de dezembro e fevereiro. Sob esta concepção, o gerenciamento do hotel busca alternativas de ampliação de mercado, a partir da venda de espaços para a realização de eventos. Os eventos na hotelaria contribuem para o aumento da economia e surgem como uma forma de divulgar o empreendimento, trazendo inúmeros benefícios. Os meios de hospedagem vêm se adaptando à demanda de eventos para atender as novas perspectivas de mercado, sendo necessário estruturas e serviços específicos, além de demonstrar padrões de qualidade que reflitam em um diferencial competitivo. É uma importante oportunidade de formar novas parcerias e, cada vez mais, profissionalizar seus funcionários para que ocorra a satisfação dos seus clientes como um todo. No entanto, existem localidades onde os hotéis possuem uma taxa de ocupação mais variável ao longo do ano, em decorrência de fatores como o clima, portanto, é preciso encontrar alternativas para minimizar os impactos. Buscou-se, desta forma, verificar como o hotel se manteve na baixa temporada, identificando os tipos de eventos que são realizados e analisando como estes influenciaram na taxa de ocupação. Como forma de compreensão sobre o tema, buscou-se abordar temas relacionados ao assunto para melhor entendimento a cerca desta temática, como conceitos de hoteleira, características, pequena hotelaria, setores, eventos, tipos de eventos e eventos na hotelaria. Quanto aos objetivos, a metodologia é exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos é estudo de caso e bibliográfica. Quanto a abordagem do problema é qualitativa e quantitativa e quanto ao método é dedutiva e de observação. Quanto a natureza é estatístico-descritiva. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado com 30 funcionários de diversos setores, com o objetivo de identificar o perfil e perspectiva dos funcionários sobre o tema hotelaria e eventos. Através da pesquisa bibliográfica realizada, das observações, do acompanhamento da rotina operacional e do questionário realizado no Guarita Park Hotel, no qual pode ser analisada a relação da teoria com a prática, determinando a importância dos eventos na hotelaria. Os benefícios que os eventos trazem para o meio de hospedagem e para a cidade de Torres são inúmeros, pois atraem visitantes, geram empregos, promovem o empreendimento e, principalmente, equilibram as receitas do hotel no período da baixa temporada que se estende por nove meses, de março a novembro, e há uma diminuição da empregabilidade e geração de recursos a partir das atividades do Turismo. Finalizando, demonstrou-se eficaz a estratégia de marketing que coloca como foco de atuação do hotel a organização e realização de eventos neste período de baixa ocupação, sendo referencial para tomada de decisão em outros meios de hospedagem que atuam em condições semelhantes de geografia e período.
Apontamentos
- Não há apontamentos.