DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS ATRAVÉS DO COACHING: UM ESTUDO DE CASO NO BANCO ABC
Resumo
O presente estudo de caso visou a identificar como os gerentes do Banco Itaú podem utilizar o Coaching para auxiliar no encarreiramento dos seus subordinados. Para isso, foi necessário verificar como os gerentes já estão utilizando o Coaching, bem como a sua percepção em relação à condução ao encarreiramento na empresa. Foi verificado, também, como são feitos os feedbacks junto aos colaboradores. A pesquisa foi realizada nas 32 agências do Banco Itaú, localizadas na região serra/litoral do Rio Grande do Sul. Cada agência dispõe de um gerente operacional, cujo conjunto constituiu a população definida para este estudo. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas. A contribuição mais relevante proporcionada pelo estudo foi a identificação de que os gestores que não utilizam o coaching não percebem a responsabilidade de desenvolver competências comportamentais nos subordinados para condução ao encarreiramento, visto que, atualmente, focam em desenvolver os subordinados apenas com a finalidade de atingir metas. Os resultados mostraram que nem todos os gerentes se sentem responsáveis por dar o suporte e a orientação que os funcionários sob sua supervisão precisam para o encarreiramento. Ensinar as funções do cargo, dar exemplo, cobrar e orientar para o cumprimento de metas não é o suficiente. É preciso que os gestores estejam preparados para serem líderes capazes de desenvolver as carreiras de seus funcionários. Como solução para o problema encontrado, sugeriu-se um treinamento na modalidade de Leader Coaching. O treinamento de líder coach ensina aos gerentes a importância de desenvolver e de acompanhar, junto aos subordinados, planos de ação frequentes. O treinamento de Leader Coaching capacita o gerente a auxiliar o liderado a buscar respostas, a desenvolver novos potenciais, a contribuir para o aprendizado através do compartilhamento de conhecimentos e da oferta correta de feedbacks. Além disso, busca desenvolver competências comportamentais, como pró-atividade, liderança, autoconhecimento, trabalho em equipe e comunicação. O gestor aprende, ainda, a utilizar ferramentas de coaching, considerado, atualmente, como essencial para o desenvolvimento de carreiras.
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