BOLSISTA PROBAE E FORMAÇÃO ACADÊMICA: A EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS E SERVIÇO SOCIAL

Carlos Stavizki Junior, Eunice Maria Viccari

Resumo


Este trabalho desenvolve-se num processo de criação e experimentação do ato de aprender a apreender as transformações societárias e seus rebatimentos no trabalho do assistente social. A experiência vem ocorrendo na condição de bolsista PROBAE e é através do conteúdo da disciplina à qual a bolsa está vinculada que se dá a possibilidade de exercitar a análise crítica dos processos sociais numa perspectiva de totalidade. Entre os objetivos a serem alcançados na disciplina, estão: análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do capitalismo no País; identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado; identificar o papel do Serviço Social face às transformações societárias recentes; identificar os novos campos de trabalho do Serviço Social na sociedade moderna; e compreender o neoliberalismo e a globalização como fenômenos políticos e ideológicos da sociedade contemporânea. Para dar conta desse desafio, foi planejada uma discussão a partir das referências básicas da disciplina que demonstra as grandes transformações mundiais e a materialidade dessas transformações na contemporaneidade, que passam por: leitura de textos com discussão coletiva; levantamento dos principais conceitos a respeito dos temas e seus diferentes significados; repercussões das transformações societárias no trabalho do assistente social; e, formas de enfrentamento das diferentes expressões da questão social expressas na sociedade contemporânea. A metodologia de trabalho reside na vivência e experimentação, na condição de bolsista PROBAE, que possibilita ao acadêmico a convivência por mais tempo com a professora-tutora e a consciência do seu papel de monitor, atrelado ao estímulo dado para a leitura de material científico relativo à área estudada, aprofundando o exercício da análise crítica do processo de formação e contribuindo nos debates que permeiam a elaboração das aulas. Entre os macrotemas que integram a discussão, objeto de estudo através da disciplina “Transformações societárias e serviço social”, estão: as perspectivas da educação no século XXI, a sociedade do consumo como contexto que incide no reforço do individualismo em oposição ao coletivo, a sociedade do adoecimento e da precarização do trabalho que vem afetando, sobretudo, a classe trabalhadora, e os determinantes que evidenciam a privatização de direitos universais tais como a água. Além disso, espera-se sistematizar, de forma coletiva, os conceitos acerca das transformações societárias pesquisadas no contexto brasileiro e a repercussão para operacionalização do projeto ético-político do serviço social e, consequentemente no trabalho do assistente social.


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