GESTÃO DE PROCESSOS: BENEFÍCIOS DA ANÁLISE DOS PROCESSOS NO SETOR LOGÍSTICO DA METALÚRGICA MOR S/A
Resumo
A gestão de processos desempenha um papel fundamental para as empresas, especialmente no mercado atual, cada vez mais competitivo. Dessa forma, este estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de apresentar melhorias para os processos do setor de logística da empresa Metalúrgica Mor S/A. A empresa é referência nacional em piscinas de PCV, cadeiras de praia, churrasqueiras, espetos e grelhas. O setor de logística tem papel fundamental no desenvolvimento e crescimento da empresa, buscando sempre contratar boas transportadoras e mantendo os demais processos com extrema qualidade. Além disso, como objetivos específicos, pode-se citar: identificar as maneiras de realizar a gestão de processos; definir quais são os processos gargalos do setor; realizar o levantamento de dados desses processos; analisar os procedimentos atuais com os dados obtidos; verificar os processos que são desnecessários para o setor; e propor melhorias para os procedimentos atuais. Para tanto, foi realizado um estudo de caso sobre alguns dos processos logísticos da empresa. A pesquisa foi exploratória e, para a coleta de dados primários, foram utilizadas quatro ferramentas: a entrevista, o questionário, a observação e a análise dos indicadores do setor. Com a utilização dos questionários e da análise dos indicadores, foi possível definir três processos a serem analisados, sendo eles: refaturamento de notas, clientes especiais e envio e cobrança das coletas de AST (assistência técnica). Com as observações realizadas, foi possível ao pesquisador entender e descrever cada processo e, com as análises, propor melhorias para eles, utilizando-se de fluxogramas para melhor exemplificar os processos. Os três processos escolhidos são demorados, pois dependem de outros setores e dos retornos dos próprios clientes. Para o refaturamento de notas, foi verificado que o processo poderia ser diminuído, realizando a comunicação por e-mail, sem a necessidade de impressão dos documentos, realizando a comunicação (não existente) entre as áreas, ou ainda, centralizando a maior parte do processo apenas no próprio setor. Para os clientes especiais, percebeu-se que as informações deveriam partir já do primeiro contato com o cliente, para que fossem passadas em tempo hábil para as entregas, além de ocorrerem revisões dos procedimentos já existentes e também o cancelamento de cadastros antigos. Para o último processo, foi proposto que o colaborador cobrasse as coletas por transportadora e não por solicitação, como é atualmente, e que criasse um banco de dados com as informações atualizadas para o lançamento das cobranças, evitando, assim, desperdício de tempo. Com a finalização das pesquisas, foi percebido que os objetivos foram alcançados e que todos os processos devem ser analisados continuamente, pois podem surgir novas ferramentas e, sob outra ótica, formas de fazê-los. A melhoria contínua deve se fazer presente, não só no setor logístico da empresa, ou mesmo na empresa, mas em todas as demais, inclusive no dia-a-dia das pessoas.
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