PESQUISA FENACHIM

Djefeline Petter Kuhn, Tatiana Cristina Linke, Carlos Mello Moyano

Resumo


A Festa Nacional do Chimarrão (FENACHIM) teve sua primeira edição em 1986. Hoje, ela acontece de dois em dois anos e é vista como sinônimo de tradição, atraindo visitantes de toda a região. Entre os destaques da festa, estão os shows, as exposições da indústria e comércio, a divulgação da cultura da erva mate e do chimarrão, o encontro das soberanas, além de teatro e de atrações diversas, como motocross, rodeio, etc. Na sua penúltima edição, em 2014, a FENACHIM registrou, em onze dias de festa, um público de cento e vinte uma mil pessoas. Em sua última edição, em 2016, o público registrado em nove dias de festa foi de aproximadamente cento e vinte e cinco mil pessoas. O evento aquece a economia da cidade, exigindo dos gestores uma necessidade de aprimorar as atrações da festa para o aumento da satisfação dos visitantes. Na disciplina de Pesquisa Mercadológica, ministrada pelo professor Carlos Mello Moyano, foi realizada uma pesquisa de satisfação sobre essa festa tradicionalista. Os entrevistados foram oitenta homens e oitenta mulheres, com idade acima de dezoito anos, cuja média resultou em trinta e dois anos. As entrevistas foram realizadas em locais de estudo ou de trabalho. Foram abordados diversos aspectos, como ambiente, limpeza, higiene, atendimento, preços, gastronomia, etc.., Sendo assim, o objetivo central desta pesquisa de marketing foi medir o nível de satisfação dos frequentadores do evento FENACHIM do município de Venâncio Aires, como ferramenta para o desenvolvimento de estratégias empresariais. O método utilizado para a consecução dos objetivos propostos pode ser subdividido em duas partes: modelo operacional e tratamento dos dados, a partir do qual obtivemos a avaliação geral da qualidade dos serviços e a avaliação dos preços em geral, conforme segue: o atributo “avaliação geral da qualidade dos serviços” obteve 84,4% de top two box; isso quer dizer que a avaliação foi altamente positiva e com um resultado melhor que em 2014, que teve 72% de top two box. Salientamos o alto grau de satisfação dos consumidores nessa variável. O atributo “avaliação dos preços em geral” obteve 26,3% de top two box; isso quer dizer que a avaliação foi negativa, o que representa um alto grau de insatisfação dos consumidores nessa variável. Em 2014, não foi realizada essa pergunta, não havendo dados para comparação. Os resultados sugerem que, em geral, o público está satisfeito com a festa, mantendo uma posição competitiva positiva, representando menos gastos em estratégias para atrair e fidelizar clientes.


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