EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEMPORÂNEO: A UNIVERSIDADE COMO COMUNIDADE E A UNIVERSIDADE NA COMUNIDADE

Eduarda Correa Lasta, Aline Inêz Tilvitz, Betina de Oliveira Tomazi, Cássia Reckziegel, Daniele Brito de Oliveira, Mircéia Rosecler Schmitt, Karla Gomes Nunes

Resumo


INTRODUÇÃO: o termo Extensão Universitária, segundo o Plano Nacional de Extensão Universitária (2011), diz respeito a um processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade. Percebemos, como estudantes do Curso de Psicologia da Unisc, que muito da história desta Universidade, suas ações e articulações comunitárias passam despercebidas aos olhos de considerável parte da comunidade acadêmica e regional, especialmente suas singularidades frente a outras Instituições de Ensino Superior, como ser uma universidade laica, democrática, comunitária, pública não estatal, produtora e socializadora de conhecimento entre os vieses do ensino, da pesquisa e da extensão. OBJETIVOS: Dessa forma, sabendo da importância da extensão universitária no contemporâneo, nosso propósito foi possibilitar aos nossos colegas da disciplina de Psicologia Comunitária II, ministrada pela Profa. Dra. Karla Gomes Nunes, a apresentação de toda história da Unisc, bem como seus projetos de extensão, e dar uma amostra de como funcionam dois dos projetos de Extensão: os Projetos Baja 2015 e o Projeto Vicom. METODOLOGIA: A proposta de construção e apresentação de nossa pesquisa realizou-se, primeiramente, através de uma entrevista semiestruturada com o Sr. Iuri João Azeredo[1], sociólogo e, na época, assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias PROEXT, o qual nos forneceu informações que delinearam os caminhos de construção do trabalho. Diante do conhecimento dos sessenta projetos de extensão desenvolvidos em nossa universidade, o desafio foi selecionar aqueles que apresentaríamos para a turma. Em meio a produtivas discussões, nós, acadêmicas do curso de Psicologia, selecionamos um projeto da engenharia - uma área de conhecimento distinta da nossa, visto que nos possibilitaria novas vivências. Também pelo fato de a Psicologia ser um campo marcado pela pluralidade, escolhemos o Projeto Vivência de Imersão Comunitária (Vicom), um projeto interdisciplinar que nasce do protagonismo dos estudantes de psicologia e odontologia. PRINCIPAIS RESULTADOS: Apresentação ocorreu no auditório do bloco 53 com o objetivo de proporcionar aos nossos colegas maior conhecimento do Campus universitário e causar inquietações frente à saída do ambiente rotineiro de sala de aula. A atividade contou com a presença do Sr. Iuri João Azeredo, que nos trouxe o conceito de extensão, a história de construção comunitária da Unisc, apresentando o Projeto Vicom, em sua edição no munícipio de Itati. Contamos, ainda, com a presença do Projeto Baja, que reúne professores e alunos de engenharia na construção de projetos e veículos de competição. O projeto já recebeu premiações no cenário regional e nacional. CONCLUSÃO: O encontro com áreas do conhecimento tão distantes contribuiu para percebermos que o processo de ensino e aprendizagem precisa estar aberto para o diálogo e que os alunos podem ser protagonistas em seu processo de formação. Nesse sentido, percebemos, ao longo do delineamento do trabalho, quão pouco sabíamos da instituição que está nos formando. Sem dúvida, esse processo de apropriação sobre o funcionamento da nossa Universidade, onde o saber é marcado pela transdisciplinariedade e pela implicação com a comunidade, foi uma descoberta iluminadora, que somente fez sentido na medida em que nos implicamos com a mesma.

[1] Atualmente, o Sr. Iuri coordena o Núcleo de Ações Comunitárias (NAC).


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