A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS ONLINE E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO ADOLESCENTE: UM OLHAR PARA O SUJEITO NA ERA DA CULTURA DIGITAL

Patricia Trevisol, Moises Romanini

Resumo


Tendo como referência o aumento significativo no uso da internet nos últimos anos, destacamos as redes sociais online como sendo, atualmente, as mais utilizadas em todo o mundo, majoritariamente por adolescentes. Nesse contexto, tornou-se instigante, do ponto de vista psicológico e social, compreender de que modo os adolescentes se relacionam com essa ferramenta, quais são suas perspectivas sobre ela, bem como uma possível constituição dos adolescentes a partir das redes sociais online. Compreendendo a adolescência como um momento de vida repleto de grandes movimentos e transformações, percebe-se essa faixa etária como a mais suscetível à dualidade entre os benefícios e as consequências relacionadas ao uso de redes sociais online para diferentes fins. Dessa forma, a pesquisa trata da necessidade de um olhar específico que compreenda as possíveis relações existentes entre o processo de constituição do sujeito na adolescência segundo as especificidades da era da cultura digital. Diante desse cenário, buscaram-se possibilidades de compreender como os adolescentes se constituem a partir das suas práticas nas redes sociais online, bem como compreender seus posicionamentos frente ao seu uso. Neste estudo, foi utilizado o método de investigação qualitativo, de acordo com a técnica de grupos focais, na qual se adota o uso do diário de campo e a análise temática dos dados construídos. Participaram desses grupos focais treze adolescentes, na faixa etária de 14 a 17 anos, de uma escola do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A partir dos grupos focais realizados, foram abordadas quatro categorias que abarcaram os adolescentes no contexto das redes sociais online. Na primeira categoria, intitulada de “Sujeito que se constrói na e através da comunicação”, é realizada uma discussão sobre os principais pontos que nos permitem perceber o sujeito adolescente em várias facetas que entrelaçam a comunicação. Na segunda categoria, “A construção de sujeitos virtuais”, faz-se uma articulação das características comuns entre as formas de se relacionar e de estar online.Na terceira categoria, discorremos sobre a construção de sujeitos “dependentes”, observando em seus aspectos questões de um sujeito vinculado fortemente às relações sociais online, através do uso excessivo desses dispositivos. Na quarta categoria, buscamos discutir “a construção de um sujeito moderno”, através da qual abordamos questões de um sujeito moderno, que se constrói por influências capitalistas, egocêntricas, privativas e competitivas. A pesquisa evidenciou, na escuta de adolescentes a respeito de suas práticas nas redes sociais online, o que foi fundamental para a compreensão do quanto a interação, a partir desse meio, é significativa na vida dos adolescentes. As relações que se dão nesse espaço se configuram por meio de interações distintas, com experiências que possibilitam a busca de novos conteúdos e de conhecimentos variados, contribuindo, ainda, para a construção de valores e significações de vida. Esse emaranhado de fatos propicia relações com o meio social no qual os adolescentes estão inseridos, construindo um espaço tecnológico de contato e experiência digital, contribuindo, dessa forma, com os aspectos que moldam a dinâmica de ser e de estar com o outro na sociedade contemporânea.


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