ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO NO CENTRO DE APOIO AO PEQUENO AGRICULTOR (CAPA)

Ana Paula Grasel, Heloisa Corrêa, Angela Cristina Trevisan Felippi

Resumo


Articular o conhecimento científico da universidade, por meio de professores e bolsistas, ao conhecimento técnico e prático dos técnicos e agricultores é uma das propostas do projeto Assessoria de Comunicação no Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA). O projeto conta com duas bolsistas, graduandas em Comunicação Social - Relações Públicas e Jornalismo - com suporte da professora coordenadora do projeto. E tem como objetivo o planejamento e realização de ações de comunicação na entidade que fomenta a agroecologia e atua em prol da organização da agricultura familiar. Para iniciar o trabalho no ano de 2016, as bolsistas propuseram uma reunião com toda a equipe, buscando maiores conhecimentos sobre o trabalho realizado pela instituição. Assim percebeu-se a necessidade da organização em obter um maior reconhecimento perante à sociedade de Santa Cruz do Sul e região, bem como uma melhor divulgação da loja e feiras ecológicas da Cooperativa Ecovale (Cooperativa Regional dos Agricultores Ecologistas), cooperativa de agricultores oriunda do trabalho do CAPA. Desta forma, através de uma estudo e análise da organização, foi elaborado um plano de metas, que visa saciar estas necessidades e trabalhar na resolução de outras carências detectadas na comunicação da instituição. Visando estreitar o relacionamento com o público alvo e ao mesmo tempo divulgar a feira e loja da entidade, buscou-se maior interação e envolvimento na fanpage da cooperativa na rede social Facebook. Estes esforços garantiram um aumento de quase 300 curtidas em quatro meses de monitoramento da página. Outra forma de divulgar o trabalho e manter um arquivo das ações da entidade foi a reativação do blog da cooperativa. Outra forma de atuação dentro da entidade foi dar auxilio na organização e divulgação dos eventos. Um deles é o Jantar Ecológico, evento realizado anualmente pela instituição, na mesma noite, ainda, foi realizado o lançamento oficial da campanha “Comida Boa na Mesa”, que promove o reconhecimento do papel da agricultura familiar na produção e consumo de alimentos saudáveis. A campanha é da rede Capa, que ocorre em toda região Sul do país. Outra importante ação na divulgação desta campanha foi a elaboração de uma cartilha de receitas tradicionais, que leva o nome de “Receitas de Saberes e Sabores: Um resgate dos Grupos de Saúde Comunitária” contou com o apoio das bolsistas durante toda a organização: revisão ortográfica, edição de imagens, editoração e divulgação. Com uma tiragem de 500 copias, o livro foi distribuído a todas as integrantes do projeto e os demais exemplares serão comercializado na loja da cooperativa. Já na busca de melhor relacionamento com o público, foi realizada uma pesquisa de satisfação na loja da cooperativa, visando assim melhorar o atendimento e o ambiente interno. Também foram elaboradas ações comemorativas durante as feiras ecológicas no do Dia de São João, quando foi distribuído pipoca e houve roda de chimarrão, e no Dia dos Pais, quando os clientes receberam amostras da Erva Mate Jopói, que é comercializada na loja, sendo está também é uma forma de divulgar o produto. Uma das metas que os bolsistas ainda estão trabalhando para alcançar é a solidificação da marca Jopói, pois os produtos produzidos e comercializados pela Cooperativa não podem mais levar o nome Ecovale, assim passarão a ser chamados de “Jopói”, e tornar esta transição natural, de fácil aceitação e com conhecimento, é um dos objetivos atuais da assessoria.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.