SUPERVISÕES: ESPAÇO DE TROCA E REFLEXÃO

Rayssa Madalena Feldmann, Isabela Cristina Lemos, Guilherme Santana, Débora Louize Herberts, Miguel Angel Liello

Resumo


O presente resumo tem por finalidade o relato das atividades de supervisão do projeto COPAME. Uma das atividades deste projeto consiste no encontro semanal dos bolsistas de extensão acadêmicos de psicologia e o professor coordenador do projeto para supervisionar o trabalho que realizamos no local. Tal instituição abriga crianças de zero a doze anos destituídas permanentemente ou não do poder familiar e o trabalho do grupo da Psicologia na instituição consiste em dois eixos principais: reuniões quinzenais com os profissionais da COPAME (equipe técnica, cuidadores e presidente) e atividades semanais com as crianças abrigadas que tem de quatro a doze anos. Nas supervisões que ocorrem todas as quartas-feiras pela manhã, assim como nas demais atividades que realizamos, utilizamos uma compreensão fenomenológico-existencial baseados na Gestalt-terapia. Nesses encontros, bolsistas e coordenador discutem aspectos que instigam maiores reflexões e estudamos bibliografias de cunho fenomenológico-existencial para embasar nosso trabalho e compreender processos que se deram na prática. Além disso, se torna principalmente para os bolsistas um espaço para dividir as suas angústias, seus medos e inquietações, já que além de grandes reflexões oportunizadas e incentivadas pelo coordenador há trocas de experiências entre os acadêmicos, pois nossas atividades semanais com as crianças ocorrem em duplas e com três diferentes grupos. Portanto, situações que se mostraram favoráveis onde se produziu bons resultados em determinado grupo são também incentivadas a serem realizadas nos demais. Nas supervisões também pensamos muito sobre nossas reuniões quinzenais com a equipe COPAME. A compreensão das mesmas, a partir nosso referencial, nos permite conforme a teoria entender o que é figura no momento para a instituição, ou seja, entender o que está emergente. A partir desses momentos de reflexões, conseguimos pensar em intervenções para as próximas reuniões procurando trabalhar aquilo que está emergente no momento. Correspondendo também aos pressupostos da Gestalt-terapia do Aqui e Agora não forçamos ou propomos atividades/intervenções que não façam sentido para o momento dos profissionais, assim como nas atividades semanais com as crianças, mesmo que tenhamos preparado há mais tempo alguma atividade. Um dos exemplos de atividades que a equipe da psicologia está preparando atualmente, percebendo enquanto necessidade da equipe de profissionais, é uma pequena aula acerca do desenvolvimento da sexualidade infantil, pois percebemos que essa temática vinha permeando o discurso principalmente das cuidadoras nas reuniões quinzenais. Percebemos que vivenciar o contexto de abrigamento tanto nas reuniões com profissionais e principalmente com as crianças abrigadas nos provoca sentimentos diversos e sendo nosso objetivo principal do projeto a promoção do bem-estar geral da instituição é preciso que, nós bolsistas, tenhamos um espaço de troca e reflexão.

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