A DOCÊNCIA ASSISTIDA COMO RECURSO NA SALA DE AULA

Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Luciana Blank, Helga Haas

Resumo


O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/Unisc, possibilitou a prática de Docência Assistida com ações didático-pedagógicas, com crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, durante o primeiro semestre do ano de 2016. Essas ações foram realizadas no Colégio Estadual Professor Luiz Dourado, localizado no bairro Arroio Grande, no município de Santa Cruz do Sul. Tendo como objetivos planejar ações com a professora titular, auxiliando os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, vivenciando situações didático-pedagógicas que oportunizam aproximações entre a realidade escolar e o aprendizado nas aulas do curso de pedagogia. A Docência Assistida foi realizada todas as sextas-feiras, no turno da manhã, em uma turma composta por 25 alunos. A atividade foi direcionada aos alunos com maiores dificuldades em acompanhar a turma e aos quais a professora titular não consegue dar uma atenção especial. Na observação da turma, pude constatar que cinco alunos não conseguiam realizar as atividades, principalmente aquelas relacionadas à interpretação e à identificação das letras e dos números. Comecei a acompanhar esses alunos, com orientações individuais e em grupos, realizando atividades de leitura, textos fatiados, alfabeto móvel, bingo de letras, jogos e materiais de contagem. Os alunos tinham dificuldades em reconhecer letras e números e com a intervenção da Docência Assistida apresentaram avanços. Com os materiais pedagógicos, recuperaram, além da autoestima, o acompanhamento da turma. Durante esse primeiro semestre, identifiquei vários benefícios e contribuições com as intervenções junto aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem. Busquei propor atividades pedagógicas para dar sentido aos problemas revelados. Sei que cada aluno tem o seu tempo de aprendizagem e, com a minha dedicação, outros resultados aparecerão como consequência das atividades na Docência Assistida. A importância da intervenção vai além das ações pedagógicas com os alunos, permitindo-me também experimentar as primeiras experiências e dissabores dessa profissão, contribuindo para minha formação como docente.

Palavras-chave: PIBID; docência assistida; Alfabetização.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.