BIBLIOTECA INFANTIL: A TECNOLOGIA COMO CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
Resumo
Com o objetivo de proporcionar vivências nas escolas públicas aos acadêmicos de licenciatura, o PIBID é muito eficaz ao aliar universitários e escolas em prol de um aprendizado recíproco. O Subprojeto Letras Português possui quatro eixos de trabalho: gestão, monitoria, oficina e projeto interdisciplinar, os quais se dedicam a estimular os bolsistas à realização de atividades que envolvam a oralização, o ler, o dizer e a escrita nas escolas em que atuam. Para descrever a atividade da leitura e realizar um outro tipo de análise, nos baseamos no pesquisador Elie Bajard, que a denomina de "dizer". Bajard nos mostra que é necessário fazer do dizer uma das grandes práticas da língua escrita, assim como já ocorre com a leitura e com a produção de texto; ela é tão importante que podemos identificá-la quando uma criança, mesmo sem saber ler, recita um poema. É possível, assim, identificar as nuances: a leitura é silenciosa e individual e objetiva elaborar um sentido; já o dizer é uma prática vocal e social do texto, que busca a comunicação. Este resumo tem como propósito apresentar as experiências vividas por nós, bolsistas, na gestão da biblioteca infantil do Colégio Estadual Professor Luiz Dourado, localizado na cidade de Santa Cruz do Sul, no primeiro semestre de 2016. As atividades naquele espaço iniciaram um ano antes, quando colegas bolsistas revitalizaram o local, que até então era usado, ocasionalmente, como sala para aulas de reforço. Nesse ano, demos continuidade ao projeto com a criação de um software especial para a catalogação e o controle do acervo da biblioteca. Acreditamos que a tecnologia facilita a interação entre professores, alunos e livros, colaborando para a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento da leitura, visando à formação de futuros adultos leitores. A proposta do nosso trabalho com a escola foi a de reorganizar o ambiente destinado aos livros infantis para facilitar seu manuseio e circulação, bem como oportunizar a aproximação e o envolvimento do leitor com diversificadas propostas de conhecimentos que se tornam possíveis através da experiência da leitura, despertando o olhar curioso dos estudantes para o espaço prazeroso que a biblioteca pode se tornar. O sistema idealizado por nós funciona gerando um número sequencial para cada registro, no qual podem ser incluídas diversas informações, como a categoria a que o livro pertence, foto da capa e a inserção de uma pequena sinopse. Nele também já está disponível o cadastro de alunos e da respectiva turma, com o propósito de ser utilizado pelos professores das séries iniciais para o registro de empréstimo dos livros, já que a escola não pretende disponibilizar recursos humanos específicos para a biblioteca infantil. Durante o processo, também retiramos de circulação exemplares desatualizados e danificados, sem possibilidade de recuperação, que serão destinados à reciclagem para, em seguida, reverter o valor arrecadado em novas aquisições para as crianças. Foram mais de mil obras de literatura infantil cadastradas e catalogadas por meio da identificação de cores ao longo de nossa atuação. Acreditamos que a biblioteca deva ser um espaço acolhedor e de fácil acesso para os estudantes, um local em que se sintam à vontade e que lhes possibilite desfrutar da experiência que transforma. Esperamos que, com a modernização, o uso desse espaço pela comunidade seja ampliado.
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