PSICONEWS - UM TELEJORNAL SOBRE FILOSOFIA DA MENTE
Resumo
A área da neurociência, especialmente o campo que estuda a filosofia da mente, tema central deste trabalho, é um campo em ascensão, ao mesmo tempo complexo, amplo e de fundamental importância para o entendimento da natureza dos fenômenos mentais, mas que ainda possui um caminho a percorrer para a efetiva descoberta dessa origem. Devido à complexidade do tema e muitos outros aspectos que cercam o assunto, a professora Simone Machado, docente da disciplina de Neurociências e Psicologia do primeiro semestre de 2016, propôs a elaboração de um aprendizado criativo a fim de trazer o conteúdo para debate e instigar a curiosidade daqueles que não conhecem a área. Sendo assim, formulamos uma espécie de programa jornalístico para apresentar aos colegas uma introdução à Filosofia da Mente. Com isso, pretendíamos trazer de uma forma atrativa e consistente os temas que são base para um primeiro entendimento sobre o que trata a filosofia da mente, quais são as linhas que a compõem e de que forma essa área pode contribuir com a evolução das neurociências, bem como de demonstrar o porquê desse assunto ser uma das bases para compreensão das neurociências e de que modo contribuirá para seu futuro. A partir desses objetivos, pensamos na construção de um telejornal, no qual contaríamos com o apoio da equipe técnica da TV Unisc. Entretanto, devido ao trabalho ter sido realizado no final do semestre, não conseguimos reservar a sala e os equipamentos. Então, formatamos amadoramente e com os recursos que predispúnhamos esse telejornal, que denominamos Psiconews, e que abordaria o tema proposto através de entrevistas com supostos conhecedores do tema, com a comunidade acadêmica e com um especialista em filosofia da mente, professor Dr. Sílvio José Lemos Vasconcelos, da Universidade Federal de Santa Maria. As entrevistas foram realizadas pelo campus da Unisc Santa Cruz do Sul e a base do telejornal em uma sala de aula vaga do bloco 4. Além da diversão que essa construção nos proporcionou, pudemos notar que o modelo utilizado para apresentar o tema foi bem recebido pelos colegas e bastante efetivo. Conseguimos prender a atenção dos ouvintes, desacomodar a turma e até mesmo descontrair o ambiente ao abordar a filosofia da mente na forma de telejornal e, a partir daí, sabendo que a memória é mais bem assimilada quando associada a uma emoção, além de entendermos que maneiras diferentes de abordar o mesmo assunto faz com que se assimile o conteúdo de forma mais contundente e facilite a aprendizagem, consideramos o resultado alcançado pelo trabalho bastante significativo, tendo atingido o objetivo proposto, que era de incitar a curiosidade sobre o tema filosofia da mente e trazer alguns elementos que norteassem uma compreensão básica do que trata essa área.
Apontamentos
- Não há apontamentos.