UM ESTUDO DE TEORIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III CONTEMPLANDO A DOCÊNCIA COMPARTILHADA

Guilherme Gaertner Regert, Marcia Elena Kniphoff da Cruz

Resumo


O Estágio Supervisionado em Computação III ocorre concomitantemente com a disciplina de Práticas Articuladoras em Computação III. Esse estágio teve como objetivo geral agregar conhecimentos para docência no Ensino Médio através de docências compartilhada e supervisionada. Ele consistiu na elaboração de planos de aula apresentados com observação do professor regente aos alunos do Ensino Médio em laboratório de informática na disciplina de Seminário Integrado na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás. As aulas compartilhadas tiveram o propósito de aprimorar o conhecimento e desenvoltura do graduando em Licenciatura em Computação perante o convívio em sala de aula com a elaboração de aulas adaptadas para o Seminário, tendo bases de editor de texto, planilha de cálculos, história do celular e o pensamento computacional. Na elaboração do estágio, foi realizada a fundamentação teórica com resenhas críticas principalmente nos autores Castells e Pierre Lévy. A sociedade em rede, ideia baseada em Castells que diz ser uma estrutura social baseada em redes operadas por tecnologias de comunicação e informação fundamentadas na microeletrônica que geram, processam e distribuírem informações a partir do conhecimento acumulado nos nós dessas redes, um sistema de nós interligados. Pierre Lévy fundamenta que com o grande progresso da informática, essas extensões tornaram-se cada vez mais amplas, a ponto de formar uma cultura específica que resulta da relação do indivíduo com a máquina: a cibercultura. Umas das ideias mais fortes na cibercultura é a conexão que é sempre preferível ao isolamento. Essa interconexão provoca uma mudança significativa na comunicação; passando das noções de canal e de rede a uma sensação de espaço envolvente e assim os veículos de comunicação não estariam mais no espaço, tornando-se assim um canal interativo. Com o passar do tempo, novos modelos colaborativos de aprendizagem apareceram, entre eles o pensamento computacional. O pensamento computacional pode auxiliar na resolução de problemas das mais diversas ordens, através de conceitos como abstração, decomposição entre outras. O professor e o aluno devem levar em conta o crescimento do ciberespaço e o avanço da cibercultura. Nas minhas práticas eu, o professor fui incentivador da inteligência coletiva. A sociedade tecnológica na qual a cibercultura está inserida exige o domínio de várias competências. O estudante do ensino médio necessita ser capaz de resolver problemas, competência essa do pensamento computacional. Foram alcançados resultados positivos em relação ao Estágio e sempre mais conhecimento a minha experiência docente para especificação do desenvolvimento profissional e, além disso, novos métodos de concepção computacional, como o pensamento computacional que envolve a resolução de problemas, a capacidade de projetar sistemas e a compreensão do comportamento humano. Os professores enfrentam novos desafios relacionados às mudanças organizacionais que afetam as relações profissionais que culminam nas inovações tecnológicas sobre as atividades de trabalho e culturas profissionais no novo papel do professor e seu papel na ampliação da inovação tecnológica e o novo método de aprendizado da Computação tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.


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