PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS OFICINAS DO PROJETO RE_INVENTAR
Resumo
Décadas atrás não se discutia a educação como atualmente, projetando ações para os anos vindouros, os alunos não pretendem somente saber como funciona algo, mas sim como fazer as coisas funcionarem. Desta maneira, surge a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que é uma metodologia de ensino na qual o aluno é motivado a partir de situações cotidianas, a resolver problemas, porém, com uma multidisciplinaridade envolvida em todo o processo construtivo. Utilizou-se dessa metodologia, para apresentar aos alunos, que participam do projeto de extensão Re_inventar, as seguintes etapas: 1) apresentação do assunto a ser explorado nas oficinas; 2) apresentação do problema; 3) início da montagem das maquetes funcionais; 4) resolução e entendimento do problema e 5) apresentação da solução e descrição das etapas da pesquisa por meio de um relatório. Através dessa metodologia procura-se melhorar e complementar a educação de jovens de ensino fundamental e médio das escolas do município de Santa Cruz do Sul, dando-lhes a oportunidade para experienciar novas formas de aprendizagem e alinhar a teoria vista em sala de aula nos turnos inversos às oficinas do projeto, com a parte prática simulada (pelas maquetes funcionais) por meios de resoluções de problemas que são o dia a dia da vida profissional dos mais diversos engenheiros. A intenção com a aplicação da metodologia ativa, com foco em Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) neste projeto de extensão foi a de promover o aprendizado com a participação ativa dos alunos. Para verificar se isto está sendo alcançado, dados quali-quantitativos foram extraídos dos relatos dos alunos que participam do mesmo; buscando verificar se uma metodologia baseada em problemas auxilia ou não na construção do conhecimento. Após a coleta dos dados pode-se constatar que os alunos obtiveram um desempenho bastante satisfatório na resolução dos problemas propostos nas salas de aula convencional, como nas oficinas do projeto, de modo que o conteúdo programado para as oficinas teve de ser readaptado devido à velocidade de aprendizagem dos sujeitos envolvidos; o que comprova, que a problematização quando bem planejada, pode promover a busca do saber e a investigação em outras áreas do conhecimento consolidadas ou não e resgatar aqueles para uma nova construção. Portanto, a aprendizagem baseada em problemas, alinhada às práticas construtivas das maquetes funcionais que o projeto Re_inventar proporciona é um meio bastante útil de fazer com que os estudantes apreendam e construam conhecimento coletivamente na área das ciências exatas e engenharias.
Palavras-chave: PBL; Construção do Conhecimento; Maquetes funcionais.
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