A METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS – PBL, COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO PROJETO DE EXTENSÃO RE_INVENTAR

Leandro Schroeder Henn, Pedro Gabriel Furtado Flores, Kelvin Silveira Rodrigues, Cassio Denis de Oliveira, Giana Diesel Sebastiany, Italo Rosa Policena, Adriano Bombardieri, Liane Mahlmann Kipper, André Luiz Emmel Silva, Jorge André Ribas Moraes

Resumo


O aprendizado baseado em problemas (Problem Based Learning - PBL) pode auxiliar as ciências do ensino fundamental e médio, assim como as áreas das engenharias. O PBL é uma metodologia de ensino e aprendizagem que utiliza problemas coerentes com o nível de amadurecimento de cada aluno, a fim de iniciar, enfocar e motivar a aprendizagem dos conhecimentos. O objetivo desse projeto de extensão foi o de verificar como a metodologia PBL é capaz de facilitar o aprendizado dos alunos. As oficinas do projeto Re_inventar foram baseadas na metodologia PBL, sendo as mesmas compostas por três etapas principais: identificação do problema por parte dos alunos; resolução do problema, nessa etapa as oficinas duraram de um a dois encontros até ser obtida a resolução desejada, dando aos discentes o tempo suficiente para o seu aprendizado e o amadurecimento dos conceitos que estavam envolvidos; por último a apresentação da solução do problema pelos alunos e a introdução de novos conceitos das ciências exatas por parte do tutor que orientava o aprendizado. Por meio desta metodologia de ensino, o projeto Re_inventar da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, procura aprimorar os conhecimentos dos alunos que participam do projeto de extensão, da seguinte forma: os alunos envolvidos no projeto frequentam três ambientes para nortear o aprendizado: 1 ) a sala de desenvolvimento de projetos, junto ao curso de Engenharia de Produção, em um ambiente lúdico e mais descontraído, em que os alunos montam maquetes funcionais baseados no desafio proposto pelo tutor; 2 ) visitas aos laboratórios das engenharias da Universidade de Santa Cruz do Sul, para que os alunos tenham a oportunidade de identificar máquinas e equipamentos que servem para construir os projetos representados pelas maquetes; 3 ) saídas a campo para visitas in loco de projetos reais e em funcionamento, permitindo assim a oportunidade para que avaliem projetos similares aos que eles montaram por meio das maquetes (guinchos, carros, talhas, pontes, entre outros projetos). Através desta metodologia de aprendizagem, foi possível potencializar, nos alunos envolvidos, a criatividade, a curiosidade e melhorar sua percepção de mundo em relação àquilo que se projeta. Outro ganho que esse projeto proporcionou, foi a interação social entre os alunos e entre os tutores, o que contribuiu de forma significativa para que os projetos fossem finalizados com êxito.

Palavras-chave: PBL; maquetes funcionais; criatividade; interação social.


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