SATISFAÇÃO NO VAREJO DE SANTA CRUZ E VENÂNCIO AIRES/RS

Fátima da Silva, Carmen Lucia Hinterholz, Larissa Sagrilo de Souza, Carlos Mello Moyano

Resumo


SATISFAÇÃO NO VAREJO DE SANTA CRUZ DO SUL E VENÂNCIO AIRES/RS As pessoas acessam tudo a qualquer tempo e em qualquer lugar e na hora de comprar não é diferente, o consumidor está cada vez mais exigente e com poder de escolha, o que faz com que as lojas tenham que correr atrás do tempo, inovando e buscando novas formas de satisfazer seus compradores, para que os mesmos sejam leais e voltem a comprar, assim alcançando a fidelização. As lojas buscam satisfazer as necessidades dos clientes e surpreendê-los, ultrapassando expectativas, sempre lembrando que com a crescente tecnologia, tanto a exigência, quanto o conhecimento do consumidor aumentou. Então, para haver o consumo, existem critérios cada vez mais rigorosos dos consumidores, em relação a qualidade e ao conhecimento do produto, ainda mais nesse ano de crise econômica que estamos vivendo. Cabe a empresa inovar, pois, a inovação sempre faz a diferença e torna o negócio mais rentável para o empreendedor, porque inovar atrai clientes. Esse resumo é baseado em um trabalho realizado na disciplina de pesquisa mercadológica, do professor Carlos Mello Moyano, no 9º semestre, foi de extrema importância para conhecermos o nosso varejo local e seus consumidores. O presente trabalho teve o objetivo de medir a satisfação e o grau de lealdade das compradoras com o varejo de Santa Cruz do Sul e de Venâncio Aires/RS, sendo que o estudo foi executado em duas partes. A primeira é a fase qualitativa na qual foram identificadas 18 dimensões que integram a satisfação das consumidoras, a qual serviu de base para a elaboração do instrumento de coleta de dados. Na segunda fase foi realizada uma pesquisa quantitativa com 335 compradoras, utilizando uma amostra do tipo não probabilística selecionada pela conveniência do pesquisador considerando a formação universitária e a idade. Foi de imensa valia realizar essa pesquisa, tanto pela a proximidade com o público consumidor de Venâncio, para futuras empreendimentos, já temos um conhecimento de como chegar no público, do que consultar, como proceder em uma pesquisa, como analisar e ouvir o cliente para assim criar produtos desejáveis e uteis no mercado. Vender tornou-se um desafio, as lojas estão fechando cada vez mais, ter a mente brilhante de criar, inovar e atrair o cliente, para consumir um produto novo, não é fácil para ninguém. Mas essa pesquisa mostrou que os consumidores são fieis as suas lojas, ao seu município, o que valoriza muito nosso varejo.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.