ALGORITMO BUSCA TABU NA OTIMIZAÇÃO E SIMULAÇÃO DE ESCALONAMENTO DE HORÁRIOS PARA JOGOS DE TÊNIS EM CAMPEONATOS

Mauricio Xavier da Silva, João Carlos Furtado

Resumo


Competições esportivas são um mercado que movimenta bilhões de dólares e milhares de pessoas vão assistir aos jogos todo ano, porém, existe um problema comum entre os organizadores de torneios, o problema do escalonamento dos jogos no decorrer da competição. Esta tarefa, que normalmente é realizada de forma manual pela entidade organizadora, pode se tornar muito complexa a medida que se vai acrescentando o número de participantes e restrições neste torneio. Além da complexidade de se criar uma tabela de jogos que atenda as restrições impostas, existe um interesse econômico muito grande neste escalonamento. A maior parte dos patrocinadores destes eventos são organizações ligadas à mídia que, visando ter lucros maiores nas partidas, escalam os “grandes” jogos para serem realizados nos finais de semana. Outro interesse econômico possível no escalonamento é a redução de custos com viagens, ou seja, em competições em que as sedes dos times estão geograficamente em locais diferentes e distantes, diminuir a distância total percorrida pelos participantes pode ser conquistada com uma tabela de jogos mais eficiente. Este tipo de problema é chamado de Traveling Tournament Problem, devido à explosão combinatória possível, na medida em que os participantes do torneio vão aumentando. Na literatura existem diversos trabalhos em que os autores tentam resolver o problema de sports scheduling. As abordagens utilizadas pelos autores se baseiam em técnicas heurísticas e meta-heurísticas da Inteligência Artificial, como Simulated Annealing, Busca Tabu e Algoritmo Genético. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta, que utilizará um algoritmo heurístico utilizando a meta-heurística Busca Tabu para auxiliar na criação do escalonamento de jogos e otimizar a duração de um torneio esportivo de tênis. A ferramenta visa, ao criar a agenda dos jogos, satisfazer possíveis restrições que jogadores e organizadores possam vir a ter na realização das partidas. Além disto, o software também irá distribuir os confrontos nas quadras disponíveis para o torneio, assim como buscar uma escala de jogos que ocorra no menor intervalo de tempo possível. Como metodologia deste trabalho, foi realizada uma busca extensiva em trabalhos relacionados, a fim de identificar estruturas de dados possíveis para a utilização do algoritmo Busca Tabu, satisfazendo, assim, o problema proposto. Para a validação serão realizados testes com dados fictícios para calibrar corretamente o algoritmo e a estrutura de dados. Posteriormente, serão realizados alguns testes com torneios reais realizados na cidade de Santa Cruz do Sul que utilizam o sistema de gestão de torneios de tênis Ideatennis. Como conclusão do trabalho espera-se que a ferramenta consiga contribuir na organização de torneios amadores de tênis da região, assim como um algorítmo para agregar na área de problemas de escalonamento esportivos.


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