DETERMINAÇÃO DE INCLINAÇÃO DE PISTA DE TESTE PARA VEÍCULO OFF-ROAD TIPO BAJA

Helmano Luis Burin Moreira, Gabriel Ramires Peixoto Reis, Andrei de Lima Wendler, Rafael Pirotelli, Fernando Sansone de Carvalho, Fernando Sansone de Carvalho

Resumo


O Baja SAE Brasil é uma competição de veículos do tipo off-road, que é realizada pela SAE Brasil e visa preparar os estudantes de engenharia para o mercado de trabalho. A universidade UNISC de Santa Cruz do Sul tem como representante a equipe Baja de Galpão UNISC, que disputa duas competições anuais com outras universidades de todo o Brasil. Para se preparar para as competições, cada carro da equipe deve passar por diversos testes, incluindo alguns com rigorosas regras. Este trabalho servirá para mostrar como determinar a inclinação de uma possível pista para testes, a qual deve ter um índice máximo de inclinação. O teste de Arrasto Aerodinâmico que a equipe precisou realizar com o BG-14 necessitava uma inclinação máxima de pista de 5%. O teste precisa de uma área de 200 m de comprimento, na qual o veículo poderá atingir a sua velocidade máxima, no caso de a pista ser mais inclinada que o índice máximo, a velocidade e aceleração do veículo seriam maiores ou menores que na condição horizontal dependendo da direção que o veículo estaria indo. Para isto, usa-se o aparelho chamado estação total, que encontra a diferença de nível entre quaisquer pontos escolhidos na área de alcance do laser do aparelho. O aparelho deve ser montado e ligado em um lugar que não tenha objetos ou obstáculos interferindo o trajeto do laser até algum ponto que possa ser objetivo da medição, além disso, o aparelho não pode ser movido durante as verificações de diferença de altura, pois a referência entre os pontos seria diferente, alterando o resultado final. Após a coleta de dados no lugar do teste, faz-se o cálculo para obter o índice de inclinação da pista. O cálculo consiste em usar a maior diferença de altura e subtraí-la pela menor diferença de altura, então dividir este resultado pela projeção horizontal entre os dois pontos medidos, mas existe dificuldade em saber a exata projeção horizontal, se a diferença de altura for absurdamente menor que a distância entre os pontos (pista com pouca declividade), pode-se usar o valor obtido a partir da medição logo acima do solo, pois esta medida acaba sendo muito aproximada da real projeção horizontal, mesmo sem dar o valor exato que se procura encontrar. Esse número deve ser multiplicado por cem para obter o índice de inclinação em porcentagem. Com os cálculos finalizados e os resultados obtidos, começa a análise do terreno para ver se a faixa em linha reta testada é realmente usual para testes, ou seja, tenha a inclinação abaixo do índice máximo que mostra nas instruções do teste a realizar. Este teste foi realizado no protótipo BG14 durante o dia na reta do autódromo internacional de Santa Cruz do Sul, foram medidos 6 pedaços da reta. O resultado de inclinação total foi menor que 1%, concluindo-se que a pista escolhida é adequada para o teste de arrasto aerodinâmico, que tem índice máximo de 5% de declividade.


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