NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS: NECESSIDADE DO ENSINO DA EDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Renato dos Santos Machado Júnior, Augusto Luiz da Costa Schnorr, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz

Resumo


A tecnologia está cada vez mais próxima da vida das pessoas, principalmente, através do uso de celulares, computadores pessoais e todo tipo de tecnologia que facilite as tarefas rotineiras. Diante dessa crescente oferta de equipamentos, softwares e acesso à Internet, a tecnologia parece ser naturalmente incorporada pelas pessoas e parece não ser necessário nenhum tipo de formalização de conhecimentos a respeito. Contudo, os proponentes do Projeto UNISC Inclusão Digital - PUID levantaram dados que demonstram uma grande necessidade do ensino de formatação de trabalhos acadêmicos. Constatou-se que a facilidade em relação à tecnologia está em nível do entretenimento como: baixar músicas, vídeos, acessar jogos online e participar de redes sociais. Essas são atividades conhecidas pela maioria da população, no entanto, qualquer necessidade que envolva o menor rigor textual a ser elaborado com editor de texto, representa grande dificuldade, inclusive para estudantes universitários. Para contribuir com formas de sanar essa lacuna, o PUID oferece oficinas de editoração básica de texto com enfoque em formatação de trabalhos acadêmicos. Além da utilização de funções básicas para editoração de textos são sugeridas leituras complementares e material de consulta. Para a realização da oficina é utilizada sala convencional da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, na qual os participantes trazem seus computadores pessoais. Os bolsistas pertencentes ao projeto têm a oportunidade da experiência de docência assistida, em formato de monitoria, durante a realização das oficinas. Essa experiência ampliou bastante a visão dos bolsistas sobre a prática de ensino, pois, ao longo da oficina, foi modificada a didática de maneira a facilitar a compreensão, por parte dos alunos, da prática com o editor de texto, visto que, de maneira geral, esses sentiam bastante dificuldade na utilização da ferramenta. As aulas se desenvolveram em oito encontros, semanais, com duração de uma hora e trinta minutos, nos quais foram realizadas atividades práticas. Após uma ambientação das ferramentas e recursos de maneira genérica, as aulas vão se aprofundando de acordo com a necessidade para a formatação dos trabalhos acadêmicos no padrão especificado nas Normas para apresentação de trabalhos da UNISC, disponível para os alunos em todas as disciplinas da Sala Virtual - Apoio ao Presencial e para a população em geral, na página da biblioteca da UNISC. Observa-se, através deste contato com os participantes dentro do contexto universitário, a necessidade da mais básica inclusão digital. Os estudantes de graduação participantes da oficina relatam que, por muitas vezes, necessitam contratar serviço de formatação personalizada, enquanto deveriam aprender em disciplina específica da área da Informática. Uma vez que a população e os estudantes universitários dominarem a formatação supracitada, imagina-se que poderão vir a ter maior aproveitamento acadêmico intensificando atenção à leitura, escrita e composição dos trabalhos e diminuindo o desgaste com a formatação textual em meio eletrônico. Como proposição futura, pretende-se realizar a gravação de vídeos explicativos sobre a formatação de trabalhos acadêmicos que possam complementar o material didático já desenvolvido. A oficina apresentou excelentes resultados e será ofertada em edições futuras.


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